Em nova parceria com a Associação Expedicionários da Saúde (EDS), a Unimed Campinas vai oferecer, a partir de setembro, atendimento médico voluntário por Telemedicina às populações indígenas que vivem isoladas na Amazônia brasileira.
Com foco na assistência à saúde, as consultas remotas de diferentes especialidades médicas permitirão que os pacientes e familiares não precisem se deslocar para receber tratamento adequado, já que o atendimento se dará no local onde vive a comunidade indígena.
Neste voluntariado, os médicos cooperados dedicarão parte de sua agenda ao atendimento da população assistida pelo projeto, realizando as consultas nos mesmos moldes dos demais atendimentos oferecidos por TeleMedicina.
O atendimento médico especializado a distância que conectará médicos e pacientes indígenas foi possível com a aquisição de uma antena itinerante pela EDS, que capta o sinal de internet, imprescindível ao atendimento remoto.
“Estamos sensibilizando nossos médicos cooperados no sentido de que se voluntariem para este trabalho humanitário e confiantes de que conseguiremos o engajamento de um número relevante de colegas”, afirma o Diretor Médico-Social, Antônio Cláudio Guedes Chrispim.
As especialidades mais demandadas nos atendimentos são Clínica Médica, Pediatria, Oftalmologia, Ginecologia, Dermatologia, Otorrinolaringologia, Cardiologia, Endocrinologia, Gastrologia, Neuro-Clinica e Geriatria.
Os agendamentos das consultas serão feitos via Registro Eletrônico em Saúde (RES), conforme a disponibilidade de cada médico.
Inicialmente, estima-se um total de 40 consultas por mês. Cada médico participante disponibilizará o tempo que julgar ideal ou possível para a parceria.
A Unimed Campinas e a EDS são parceiras desde 2010. Até o primeiro semestre de 2023, a EDS realizou 52 expedições, com mais de 70 mil atendimentos especializados. Nesta nova fase da parceria, o objetivo é aumentar ainda mais a capacidade de atendimento, bem como os serviços de saúde prestados voluntariamente à população indígena.