Do ponto de vista médico, a menopausa é definida como o período do ciclo de vida de uma mulher em que ela completa a idade fértil.
Em alguns casos, as mulheres entram na menopausa muito antes da idade recomendada, sendo diagnosticadas como mulheres em menopausa prematura. A menopausa precoce pode ser espontânea ou resultar da ingestão de medicamentos para outras doenças. A menopausa precoce também pode ser atribuída às alterações hormonais.
Entenda as causas e consequências, e a forma como as alterações hormonais influenciam o corpo e como as reconhecer.
Causas da Menopausa Precoce
A menopausa precoce pode ocorrer quando a pessoa tem ciclos menstruais anormais ou ciclos que duram menos ou mais tempo do que o normal. Muitas vezes, a menopausa precoce ocorre antes dos 40 anos, e algumas causas podem incluir:
- Sua mãe ou avó tiveram o problema e há predisposição para uma doença hereditária;
- Doenças auto-imunes, como a artrite reumatoide e o lúpus, contribuem para o aparecimento de insuficiência ovárica precoce, o que leva a uma menopausa precoce e prematura;
- Certos tratamentos contra o cancro, como a quimioterapia ou a radioterapia, podem lesionar o ovário e, por consequência, colocar a mulher na menopausa precoce;
- A ooforectomia, ou seja, a remoção dos ovários durante uma histerectomia ou por qualquer outra doença, também provoca uma menopausa imediata;
- Os baixos níveis de estrogênio e a sua flutuação podem causar instabilidade no ciclo menstrual feminino e menopausa precoce.
Sintomas da Menopausa Precoce
Vários sintomas físicos e emocionais indicam que as mulheres sofrem de menopausa precoce causada por flutuações hormonais. Alguns dos sintomas dignos de nota:
- Períodos irregulares – As mulheres que atravessam a menopausa precoce podem ter complicações no seu ciclo menstrual, como, por exemplo, não ter o período com frequência.
- Afrontamentos e suores noturnos – Estes são sinais característicos da menopausa, uma vez que a ocorrência de alterações nos hormônios perturba a termorregulação do corpo.
- Alterações de humor – Os desequilíbrios hormonais podem também causar formas ligeiras de agressividade, ansiedade ou mesmo depressão vários meses antes do aparecimento dos primeiros sinais da menopausa.
- Problemas de sono – Os distúrbios do sono também podem ocorrer sob a forma de insônia e podem ser explicados pelos suores noturnos.
- Secura vaginal – Após os quarenta anos, o estrogênio da mulher diminui, e as paredes vaginais ficam secas.
Como As Mulheres Podem Reconhecer Os Sinais?
As mulheres devem prestar muita atenção a qualquer tipo de alteração que possa surgir no seu ciclo menstrual ou no seu corpo em geral. Estas alterações podem ser atribuídas à menopausa precoce, embora também possam existir outras doenças que causem tais ocorrências.
Se os sintomas persistirem ou se tornarem graves, as mulheres não devem hesitar em procurar assistência médica. Isso pode ajudar no diagnóstico e tratamento adequados, uma vez que as pacientes necessitam de tranquilidade e apoio.
Veredito Final
A menopausa precoce não é um passeio no parque; é precipitada por vários fatores e é acompanhada por vários sintomas. O conhecimento destes sintomas e dos seus possíveis desequilíbrios hormonais ajuda as mulheres a consultar um médico e a receber tratamento adequado, se necessário.
Na maioria das vezes, a ocorrência de menopausa precoce é a única causa possível de flutuações hormonais. No entanto, isso não significa que outras condições subjacentes devam ser negligenciadas. Por isso, esteja atenta e consulte um médico especialista para fazer um check-up completo e receber o tratamento necessário.







