Para quem acha que um raio não cai mais de uma vez no mesmo lugar, o drama do lateral-esquerdo pontepretano Jean Carlos está aí para provar o contrário.
Pela terceira vez em sua curta carreira no futebol, o jovem atleta de 24 anos rompeu o ligamento direito do joelho direito e terá que ser submetido à nova cirurgia. A previsão de retorno aos gramados é somente em meados de 2025.
O jogador se machucou durante treinamento na semana passada, às vésperas do duelo entre Ponte e Santos, que terminou em empate em 2 a 2, na última sexta-feira (30), na Vila Belmiro.
Após ficar mais de um ano afastado e retornar aos gramados há quatro meses, Jean Carlos voltou a sofrer a mesma lesão que lhe acometeu pela primeira vez em 2019, ainda nas categorias de base da Ponte, e depois em 2023, já integrando a equipe principal da Macaca.
Após ficar exatos 370 dias fora de combate, recuperando-se de sua segunda cirurgia no joelho, o jogador de 21 anos retornou aos gramados no dia 7 de maio. Ele saiu do banco de reservas no segundo tempo do duelo contra o Amazonas, no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas. O jogo terminou com vitória pontepretana por 3 a 0, a primeira da equipe alvinegra na atual edição da Série B, quebrando um jejum de cinco jogos.
Depois disso, ele também entrou no decorrer de outras quatro partidas: empate em 1 a 1 com o Operário em Ponta Grossa e derrotas por 2 a 1 para o Santos, em Campinas, 2 a 0 para o Ituano em Itu e 2 a 1 para o Amazonas em Manaus, sua única partida sob o comando do técnico Nelsinho Baptista.
Diante da lesão de Jean Carlos, a Ponte Preta foi ao mercado e trouxe o lateral-esquerdo Heitor Roca, emprestado pelo São José-SP até o fim da Série B. Heitor foi um dos quatro reforços contratados pela Macaca nesta recente janela de transferências, fechada na última segunda-feira (2).
O titular da posição é o argentino Gabriel Risso, que faz parte do elenco desde o início do ano. Por outro lado, o lateral-esquerdo Zé Mário, que chegou depois do Campeonato Paulista, perdeu espaço e deixou a Macaca rumo ao Mirassol, por empréstimo, no último dia da janela.
Relembre drama do atleta
Cria do Majestoso, mais de 60 jogos pela equipe principal da Ponte Preta desde 2021, o lateral-esquerdo Jean Carlos disputou apenas cinco partidas nesta temporada, após mais de um ano longe dos gramados. Ele não entrava em campo desde o dia 2 de maio de 2023, quando a Macaca venceu o Botafogo-SP por 2 a 0, em Campinas, e conquistou o seu primeiro triunfo na última edição da Série B, quebrando um jejum de cinco partidas sem vitória, mesma sequência negativa que a equipe alvinegra vive agora.
Na ocasião, o lateral-esquerdo entrou no intervalo, no lugar do zagueiro Fábio Sanches, machucado, mas jogou apenas cinco minutos e também precisou deixar o campo lesionado, com rupturas dos ligamento cruzado anterior e colateral medial do joelho direito, conforme os exames apontaram posteriormente.
Jean Carlos se lesionou sozinho, arrancando para tentar alcançar uma bola que havia sido lançada de longa distância. Ele deixou o campo chorando e precisou ser substituído por Maílton, que acabou abrindo o placar e o caminho para a primeira vitória da Ponte na Série B.
Foram quase dois meses aguardando a cicatrização do ligamento colateral medial para a realização da cirurgia, que ocorreu em junho do ano passado, no Hospital Galileu, na cidade de Valinhos, na região de Campinas.
Já a primeira lesão aconteceu em 2019, quando ele tinha 17 anos, durante a disputa do Campeonato Paulista sub-20.
Esse será o terceiro procedimento cirúrgico a que Jean Carlos será submetido desde que chegou à Ponte Preta, aos 14 anos, em 2017. Quando integrava a equipe sub-20 da Macaca, o jogador também rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho e ficou 10 meses em recuperação, mais de um ano sem atuar oficialmente, tempo estendido por causa da pandemia de Covid-19.
Mais sobre o atleta
Com contrato até julho de 2025 com a Ponte Preta, Jean Carlos acumula 63 jogos e três assistências com a camisa alvinegra.
O lateral estreou na equipe principal da Macaca em janeiro de 2021, no último jogo da Série B de 2020, quando ele tinha apenas 18 anos e a equipe era comandada pelo técnico Fabinho Moreno.
Em seu jogo de maior contribuição ao time, Jean Carlos foi responsável por duas assistências para o centroavante Jeh marcar dois gols nos acréscimos, logo em sua estreia, na incrível vitória de virada por 2 a 1 sobre o São Caetano, no dia 17 de janeiro de 2023, no Majestoso, pela 2ª rodada da Série A2.
Na campanha do acesso e título da Série A2, no ano passado, o lateral-esquerdo atuou em 15 partidas, sendo seis delas escalados como titular pelo técnico Hélio dos Anjos.