A microrregião de Campinas mais uma vez figurou como protagonista no mercado imobiliário do estado de São Paulo. Pesquisa realizada pelo Secovi-SP, em parceria com a Brain Inteligência Estratégia, mostrou que a microrregião foi a que mais vendeu imóveis novos neste 1º trimestre de 2025.
A pesquisa revelou que Campinas registrou um aumento de 62,1% na venda de imóveis nos primeiros três meses de 2025 se comparado ao mesmo período do ano passado. Foram comercializados 3.547 imóveis novos no primeiro trimestre de 2025 frente a 2.188 de 2024. A Pesquisa do Mercado Imobiliário do Interior, da Baixada Santista e da Região Metropolitana de São Paulo é realizada em 41 cidades paulistas e regiões, e refere-se a lançamentos, vendas, estoque, valor de metro quadrado, entre outros.
A microrregião de Campinas, formada pelas cidades de Campinas, Hortolândia, Indaiatuba, Sumaré, Valinhos e Bragança Paulista, superou a Região Metropolitana de São Paulo, que registrou um total de 3.173 imóveis vendidos.
O VGV (Valor Geral de Vendas), valor calculado pela soma do valor potencial de venda de todas as unidades de um empreendimento a ser lançado, também registrou aumento de 69,6%. Foram R$ 1.754,60 bilhão em 2025 frente a R$ 1.034,00 bilhão em 2024.
“Neste primeiro trimestre, a região de Campinas foi novamente protagonista do mercado imobiliário do estado, ficando a frente da Região Metropolitana de São Paulo, no que se refere às vendas de imóveis. Acredito que isso se deu por conta das pessoas buscarem a compra de imóveis, antes que as taxas de juros aumentem ainda mais. Evidentemente, o aumento nas vendas mostra a força da nossa região, que é um dos pólos econômicos mais desenvolvidos do país”, afirma a diretora da Regional do Secovi-SP em Campinas, Kelma Camargo.
Com relação aos lançamentos de imóveis, foi registrada uma queda de 20,3% na região. Foram lançados 2.255 imóveis entre janeiro e março de 2025 contra 2.828 no mesmo período de 2024. “O mercado entende que ainda há estoque, portanto, é preciso ter cautela nos lançamentos, e estamos preocupados com a falta de financiamento no setor bancário para construção, porque isso é uma realidade. Além disso, estamos no aguardo pela Prefeitura de disciplinar a outorga onerosa”, avalia a diretoria do Secovi-SP em Campinas.
Conforme Kelma, a diretoria da Regional Secovi-SP em Campinas, desde sua inauguração, dialoga com os poderes público e privado na região. Dentre as iniciativas da entidade, realiza anualmente o Encontro do Mercado Imobiliário, evento que busca proporcionar informações e dados para a melhoria e desenvolvimento do setor junto aos seus principais representantes e autoridades dos governos Municipal e Estadual.











