Foi realizada nesta terça-feira (30), com a presença do prefeito de Campinas, Dário Saadi, e da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovações, Luciana Santos, a inauguração do Instituto Techoá. Na solenidade ocorreu ainda o lançamento do Programa Inspire (Inteligência Artificial no Serviço Público com Inovação, Responsabilidade e Ética), do Governo Federal, no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD), em Campinas.
O Inspire será desenvolvido pelo CPQD e deve criar soluções de inteligência artificial voltadas ao atendimento da população. O orograma é resultado de uma parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, o Ministério da Gestão e Inovação e o CPQD e prevê financiamento de R$ 390 milhões da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos).
De acordo com os responsáveis, a iniciativa vai fomentar tecnologias de IA que possam ser utilizadas no dia a dia da população em áreas como saúde, mobilidade urbana, educação, entre outras. Essas ferramentas ainda serão usadas para catalogar e integrar informações de bases de dados nacionais como o Cadastro Único (CadÚnico).
A implementação tem previsão de duração de quatro anos. O objetivo é criar plataformas de IA para dar suporte e otimizar o desenvolvimento de soluções para políticas públicas, com base em dados qualificados.
Nas fases mais avançadas, será possível que o cidadão converse com uma inteligência artificial que indique os serviços específicos que ele precisa como vacinação e outros projetos.
Além de prestigiar a inauguração, a ministra Luciana Santos se reuniu com o prefeito, a secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Adriana Flosi, para tratar sobre temas como a inteligência artificial no serviço público.
Ecossistema robusto
Em sua fala, o prefeito Dário Saadi afirmou que a iniciativa vem somar ao ecossistema robusto de Campinas e irá contribuir para o desenvolvimento de soluções sustentáveis. “Essa é uma missão não só do município, mas do país e contando com a iniciativa privada. Campinas está aberta a inovações como essa e em breve iremos lançar um edital de chamamento focado na administração pública.”
A ministra Luciana Santos afirmou que o apoio a instituições como o CPQD é uma política de estado em busca de soluções concretas para o povo brasileiro. “Nós temos uma convocação de que a união do ecossistema de inovação traz benefícios incontestes para os moradores não só de Campinas, mas de todo o país. O Brasil tem compromisso com isso.”
O Hub Techoá, inaugurado nesta terça, buscará parcerias com empresas que possam ter tecnologias que possam ser aplicadas para o meio ambiente, setor público, entre outras áreas. Terá ainda a missão de fortalecer o potencial inovador de Campinas por meio de iniciativas e atividades envolvendo diferentes atores do ecossistema regional de inovação; entre eles, startups, empresas, universidades e instituições de pesquisa.











