O Museu da Imagem e do Som (MIS) de Campinas oferece nesta semana uma oficina gratuita de produção de curtas-metragens com os diretores Flávio Carnielli e Helen Quintans, dois dos mais premiados cineastas da região. O curso acontece na próxima sexta-feira (7), a partir das 19h30.
A oficina abordará, de forma introdutória, todos os processos de produção de um curta-metragem, desde a organização da pré, passando pela captação até a finalização, oferecendo aos alunos o primeiro passo para ingressar no mercado audiovisual, numa demonstração de que o cinema é uma arte acessível a todos, mesmo com poucos recursos.
A diretora Helen Quintans também promoverá, ao longo do evento, um bate-papo sobre o papel da mulher nocinema. O evento terá duração de duas horas e 30 minutos. As inscrições devem serfeitas de forma antecipada pelo email mis@campinas.sp.gov.br.
Sobre os Oficineiros
Mestre em História pela Unicamp, Flávio Carnielli se tornou um dos mais reconhecidos e premiados roteiristas e diretores de cinema independente do interior de São Paulo. De 2008 para cá, ele escreveu, produziu, dirigiu e editou cinco curtas-metragens, um documentário e três longas-metragens, atingindo mais de 50 cidades e 10 países.

Os curtas”Eternidade” e “Boneca”, de autoria dele, receberam diversos prêmios e menções em festivais nacionais e internacionais, enquanto seu último trabalho, “Antônia”, recebeu mais de 15 prêmios desde 2020, dentre eles melhor curta nacional na Mostra Crash e no Festival Boca do Inferno; melhor direção, fotografia e desenho de som no Morce-GO Vermelho, além de melhor fotografia no Festival de Caruaru.
Em 2021, Flávio Carnielli lançou o longa-metragem “Fórmula Selvagem”, que é parte do 23º BAFICI (Festival Internacional de Cinema Independente de Buenos Aires). Atualmente, ele dirige o documentário “Jolumá Brito: a Voz de Campinas”, contemplado pelo FICC e o curta-metragem ‘’Guerra Civil’’, contemplado pelo Proac-SP.
Helen Quintans, por sua vez, atua em diversas funções no cinema. Como diretora de fotografia, trabalhou nos curtas-metragens ‘’O Livro da Salvação’’, ‘’Boneca’’, ‘’Antônia’’ e ‘’Sugar Dead’’, além do longa-metragem ‘’Fórmula Selvagem’’.

Ela recebeu o Prêmio Macaquinho Dourado do IV Festcine Pinhais de melhor direção de fotografia pelo curta “O Livro da Salvação” e os prêmios de melhor fotografia pelo curta ‘’Antônia’’ nos festivais Caruaru e Morce-Go Vermelho, além de menção honrosa no Festival de Cinema no Meio do Mundo (FESTCIMM).
Como diretora de arte, Helen Quintans recebeu o prêmio da Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Norte no Curta Caicó 2020, também pelo curta‘’Antônia’’.
Já como diretora propriamente dita, Helen realizou o documentário ‘’O Entalhe do Sertão’’ e o curta-metragem ficcional ‘’A Última Transmissão’’ (Proac 30/2020), que fez a sua estreia no festival Visões Periféricas 2023. Atualmente, Helen dirige o curta-metragem ‘’A Lenda dos Cavaleiros da Água’’, contemplado pelo Proac-SP.
Serviço:
Oficina “Produção de Curta-Metragem”, com Flávio Carnielli e Helen Quintans
Quando: sexta-feira, dia 7 de julho, às 19h30.
Onde: Museu da Imagem e do Som (MIS) de Campinas.
Endereço: Rua Regente Feijó, 859 –Centro, Campinas (SP).
Público alvo: Maiores de 10 anos de idade.
Inscrições (vagas limitadas): mis@campinas.sp.gov.br
Projeto viabilizado através de edital do Proac, do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria deCultura e Economia Criativa.











