Por determinação do prefeito Rafa Vezzan e após diagnóstico do balanço financeiro das contas públicas da cidade nos primeiros dez dias do mandato, a Prefeitura publicou essa semana decreto de situação de calamidade financeira em Monte Alegre do Sul.
O documento suspende o pagamento de despesas dos exercícios anteriores, devido às dificuldades para o encerramento do exercício contábil de 2024, que impossibilita a realização de empenhos de contratos correntes em 2025 e que afeta grande parte dos serviços, inclusive os essenciais, da cidade.
Após assumir a Prefeitura, a atual administração tomou conhecimento da grave situação financeira e fiscal no município, inclusive, com o bloqueio de R$ 448.377,27, ocorrido no último dia, do repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), devido a compromissos assumidos e não pagos pela Prefeitura na administração anterior, junto ao INSS.
Até o momento, segundo a atual gestão, há um saldo de contas a pagar que passa o montante de R$ 2 milhões, com menos de R$ 75 mil deixados em conta para esses compromissos.
O decreto tem por objetivo, de acordo com o prefeito, tentar equilibrar a saúde financeira de Monte Alegre do Sul, sem paralisação dos serviços essenciais da cidade.