Em menos de 24 horas da inauguração, o totem instalado na Praça Carlos, em homenagem à fundação do Guarani Futebol Clube, foi totalmente pichado por vândalos.
O símbolo amanheceu nesta quarta-feira (3) com escritos e rabiscos em tinta preta, o que causou indignação entre aqueles que passavam pelo local. A cerimônia de inauguração do chamado “Marco Zero” aconteceu ao meio-dia de terça-feira (2), data de aniversário do clube.
O totem foi instalado no ponto onde aconteceu a reunião que definiu o nome, cores e a primeira diretoria do clube, há 113 anos. Um funcionário da prefeitura fazia a limpeza e pintura do monumento na manhã desta quarta-feira.
ANTES:

DEPOIS:

“A partir do momento que se torna um bem público deveria ser tomada atitudes quanto a isso, pois é um crime”, indignou-se Marcos Roberto Rodrigues, de 28 anos, presente durante a inauguração da homenagem.
“É uma falta de respeito com a cidade, porque tanto o Guarani como a Ponte Preta são patrimônios de Campinas”, pontua.

O aposentado João Teixeira Neto, 78 anos, acredita que as pessoas já não medem mais as consequências para cometer atos de vandalismo.
“Esse ato gera outro tipo de problema, com mais agravantes ainda, que é a falta de tolerância com quem torce para outro time, ou tem outra religião, ou não pensa da mesma forma”.

Nas redes sociais, no entanto, diversos comentários apoiam esse tipo de vandalismo: “Uma nova roupagem voltada ao modernismo. Parabéns aos artistas pela intervenção”, “Lugar público, ainda coloca coisa que agrada somente a minoria”, “Campinas é preto e branco”.
A rivalidade estava exposta justamente em uma das pichações do totem, com a palavra “galinha”. Até o momento ninguém foi responsabilizado pelo ato.
O SÍMBOLO
O atual totem foi confeccionado pelo popular “Zezinho da Lagoa”, funcionário do Departamento de Parques e Jardins, e segue o padrão dos utilizados nas praças públicas de Campinas. O símbolo recebeu ainda uma “estrela dourada”, que representa a glória máxima do clube: o título de campeão brasileiro de 1978.
A marco anterior havia sido inaugurado no dia 2 de abril de 1982, ainda com as presenças dos saudosos fundadores Vicente Matallo e Pompeu de Vito, além de dirigentes, torcedores e autoridades da cidade. “Neste local, a 02/04/1911 nasceu o Guarani FC. Aos seus fundadores a homenagem da Taba. Campinas 02/02/1982” era o texto da placa que permaneceu na área por 42 anos até ser alvo de vandalismo. O material foi localizado destruído no dia 17 de novembro de 2023.
POSIÇÃO DO GUARANI FC
Em nota, o Guarani se manifestou sobre o ato de vandalismo:
“O Guarani FC repudia veementemente e lamenta os atos de vandalismo ocorridos na noite da última terça-feira (2), na recém-inaugurada placa no marco-zero, na Praça Carlos Gomes. Estamos em contato com autoridades para que os responsáveis sejam localizados e punidos”.