Após 12 anos de acompanhamento pela rede de proteção social de Campinas, Genivaldo Ferreira Souza, de 57 anos, iniciou um novo capítulo em sua história. Nesta terça-feira (25), ele seguiu em uma viagem de avião rumo a Porto Seguro (BA), de onde continuou para o município de Caravelas, e lá foi acolhido por seus familiares.
O processo de recâmbio, articulado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, contou com o apoio da equipe dos Centros POP e envolveu esforços conjuntos com a rede municipal de saúde.
Genivaldo esteve sob cuidados especiais desde meados de outubro, quando precisou ser internado no Complexo Hospitalar Ouro Verde, e recebeu acompanhamento integral até o momento do embarque. Ele viajou acompanhado pela servidora municipal Marlene Feliciano de Oliveira.
O reencontro com pai, mãe e cunhada, residentes no povoado de Juerana, foi possível graças à escuta qualificada, ao vínculo construído ao longo dos 12 anos de vivência com as equipes de acolhimento e apoio e à reafirmação do compromisso com o direito à convivência familiar e comunitária, um dos pilares da política de assistência social de Campinas.
A história de Genivaldo é um exemplo do papel fundamental da rede pública na garantia de cuidado contínuo e na construção de caminhos possíveis para a retomada de vínculos afetivos e de uma vida digna.
“Este é um caso que representa com clareza o compromisso da política de assistência social com a proteção integral da pessoa em situação de rua. Cada ação, desde o acolhimento até o reencontro com a família, é resultado de um trabalho em rede, feito com responsabilidade, empatia e escuta qualificada. A trajetória do senhor Genivaldo nos lembra que, mesmo diante de tantos desafios, é possível reconstruir vínculos e reafirmar direitos”, afirmou Vandecleya Moro, secretária de Desenvolvimento e Assistência Social.
No povoado de Juerana, em Caravelas, Genivaldo foi recebido calorosamente pelo pai, seu Valdemiro, a mãe, a dona Zênite, e a cunhada, Lucimar.











