Manoel Carlos, um dos mais importantes autores da teledramaturgia brasileira, morreu neste sábado (10), aos 92 anos. A informação foi confirmada pela produtora da família, que informou que o velório será restrito a parentes e amigos próximos.
Pioneiro da televisão no Brasil, Manoel Carlos iniciou a carreira como ator e adaptador de teleteatros na TV Tupi, passando por emissoras como TV Excelsior, TV Record e TV Globo. Na Globo, participou da criação do Fantástico e se consagrou como autor de novelas a partir do fim dos anos 1970.
Entre seus maiores sucessos estão Baila Comigo, Laços de Família, Mulheres Apaixonadas, Por Amor, História de Amor e Páginas da Vida, marcadas pela recorrente protagonista chamada Helena e pela abordagem de temas sociais. Também integrou a equipe de Malu Mulher, série considerada um marco na TV brasileira.
Sua última novela foi Em Família, exibida em 2014. Nascido em São Paulo, Manoel Carlos viveu por mais de cinco décadas no Rio de Janeiro, deixou dois filhos e uma carreira reconhecida por retratar dramas humanos e femininos que marcaram gerações de telespectadores.






