Na exposição “Observações Sentimentais”, as imagens produzidas por Suzana Barretto partem da apreensão dos elementos fundamentais da natureza – Terra, Ar, Fogo e Água e das redes de comunicação que determinam o estabelecimento de padrões autorregulatórios. A abertura da mostra acontece nesta sexta-feira (12), às 19h, no TOTE – Espaço Cultural, na Av. D. Maria Franco Salgado, 260, Sousas – Campinas.
Ao observar a relação entre os componentes naturais, a fotógrafa percebe a organização presente em todos os sistemas e, também, a capacidade da humanidade em desorganizá-los. Um exemplo, é o que ela apresenta no fotolivro “Inventário de Ações Imperfeitas”, que será lançado durante a abertura da exposição.
As imagens partem da dissonância causada pela percepção acerca do colapso ambiental, da inadiável necessidade de reversão deste quadro e da precariedade da realidade. Suas composições transitam entre a potência da estética e o impacto do peso da ação humana que degrada e desampara. A poética nos retira do eixo, do conforto do “não-saber” e encontra na união da arte com a ação política, uma linguagem clara e segura.
Suzana Barretto
Suzana Barretto nasceu em São Paulo e atualmente vive em Campinas e Mococa. É doutora em História Social e mestre em Multimeios, ambos pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Em sua produção acadêmica estudou a relação entre a estética da fotografia e a história.
Tem experiência profissional na área de Artes Visuais com ênfase em Fotografia, atuando principalmente nos seguintes assuntos: fotografia autoral, história social, documentação e memória. Foi diretora do Museu da Imagem e do Som (MIS) de Campinas e do antigo Núcleo de Fotografia e Novas Tecnologias do Itaú Cultural em Campinas. Recebeu o Prêmio Marc Ferrez de Fotografia e foi condecorada com a Medalha Hércules Florence.
A fotógrafa é autora de diversos livros, com destaque para Imagens & Memórias dos Italianos do Brás, Percursos do olhar: Campinas no início do século XX e Sesmarias, Engenhos e Fazendas: Arraial dos Souzas, Joaquim Egydio e Jaguary. É fotógrafa autoral e de projetos documentais com ênfase na cultura popular brasileira. Realizou exposições em Galerias e Museus. Atualmente, sua produção está relacionada à experimentação em poéticas visuais.
Serviço:
Abertura da Exposição “Observações Sentimentais” e lançamento do fotolivro “Inventário de Ações Imperfeitas”
Dia: 12 de setembro, sexta-feira
Horário: 19h
Local: TOTE – Espaço Cultural, na Av. D. Maria Franco Salgado, 260, Sousas – Campinas
Visitação: de 13 de setembro a 12 de outubro de 2025 – Falar com Marília (TOTE): (19) 98351-0084











