A Guarda Municipal de Jaguariúna, em operação conjunta com o Conselho Tutelar e o Oficial de Justiça, protagonizou uma ação em que, além do cumprimento de um mandado de remoção de crianças, flagrou uma situação de maus-tratos a animais. O incidente ocorreu na tarde de segunda-feira (1º), na Rua Adna Hossri, no bairro Terras da Capela.
Durante o cumprimento do mandado de remoção de quatro crianças, os guardas municipais se depararam com dois cães da raça pitbull em estado avançado de desnutrição e caquexia, evidências claras de maus-tratos. Ao constatarem as condições precárias em que os animais se encontravam, a Polícia Civil se mobilizou para apurar a situação.
A delegada de plantão determinou que tanto a responsável pelos cães quanto os animais fossem apresentados à delegacia para a “adoção de medidas cabíveis”.
A ação contou novamente com o apoio da vereadora Priscila Adabo, defensora da causa animal, que provisoriamente providenciou um local adequado para abrigar os cães, garantindo sua segurança e bem-estar.
Ao ser questionada, a responsável pelos cães alegou que os animais pertenciam a uma amiga, que não se encontrava em casa, mas estava sob seus cuidados. A residência, no entanto, apresentava condições insalubres: o quintal estava tomado por fezes e mato alto, sem vasilhas de água ou comida para os cães.
De acordo com relato dos guardas municipais, o interior da casa estava em situação igualmente precária, com alimentos estragados sobre o fogão e grande quantidade de roupas sujas e molhadas espalhadas pelo chão. O ambiente exalava um forte odor, tanto dentro da casa quanto no quintal.
Após a constatação das condições de vida dos animais e da residência, a responsável foi conduzida à delegacia, onde, sem resistência, foi autuada em flagrante por crime de maus-tratos a animais. A delegada de plantão ratificou a prisão e a autora ficará à disposição da Justiça.
As crianças estão sob a responsabilidade do Conselho Tutelar.

Segundo flagrante
Essa foi a segunda prisão em flagrante por maus-tratos a animais em menos de uma semana. Na última quinta-feira, um casal foi detido também pelo mesmo crime, no bairro São José.
O imóvel abrigava 28 animais em situação precária. Além de cães, o ambiente tinha diversas galinhas confinadas em pequenas gaiolas, sendo algumas delas já mortas.
A vereadora Priscila Adabo informou que tanto os animais da primeira ocorrência como os pitbulls resgatados nesta segunda-feira estarão disponíveis para adoção. Interessados podem entrar em contato pelo telefone: (19) 99779-9216.







