Os muros das subestações (SEs) da CPFL Paulista na região de Campinas se transformaram em um painel voltado para a arte e a consciência.
Os locais estão sendo grafitados com a inclusão de mensagens de segurança.
O objetivo da empresa é valorizar artistas locais que, por meio da pintura, levam orientações importantes à população como, por exemplo, não empinar pipa próxima à rede.
Até o momento, 30 subestações da área de concessão já têm seus muros grafitados. Desse total, cinco foram pintados em 2024 e mais quatro receberão um novo visual ainda neste ano, na SEs Boa Vista, em Campinas; Beira Rio, em Piracicaba; Sumaré 1 e Hortolândia 1.

Em sintonia com o plano ESG do grupo CPFL Energia, a ideia do projeto é promover o comportamento seguro e, ao mesmo tempo, apoiar a cultura.
“Com iniciativas como essa, sensibilizamos quem passa por nossas subestações e seguimos com nosso propósito de zero acidente com a rede elétrica”, explicou Ivênio de Souza, gerente de Operações de Subtransmissão da CPFL Paulista. “É um compromisso que inclui a realização de projetos com ações de conscientização, prevenção e redução de riscos.”

O projeto foi iniciado em 2020 e avançou na área de concessão da distribuidora, sendo expandido também nos municípios atendidos pelas demais distribuidoras do Grupo CPFL Energia (Piratininga e Santa Cruz) em 2023.
Na CPFL Paulista, há cerca de 30 subestações com pinturas artísticas relacionadas à campanha Guardião da Vida, que tem o objetivo de orientar sobre os perigos na interação com a rede elétrica. Só em 2024, receberam pintura artística as subestações Itatiba, Santa Cecília e Santa Terezinha (Piracicaba); São Pedro e Viracopos (Campinas).
Guardião da Vida é um programa da CPFL Energia que busca conscientizar a população sobre o uso seguro da energia elétrica. Por meio de ações educativas e campanhas, os agentes visitam a empresas e escolas, além da divulgar orientações sobre o tema por meio de diversos canais.











