O início da 1ª edição das “Férias no Parque das Águas” foi de muita diversão e aprendizado. Neste sábado, 12 de julho, crianças e adultos aproveitaram para visitar o Museu Interativo da Água e participar da Contação de Histórias. Quem foi ao parque também aproveitou os brinquedos infláveis e a cama elástica instalados especialmente para entreter a garotada.
A visita ao Museu Interativo da Água deu início à programação. Esta foi a primeira vez que o espaço foi aberto ao público em um sábado. Além de interagir com as instalações que compõem o acervo, as crianças aprenderam, de uma maneira lúdica, como funcionam os sistemas de tratamento e distribuição da água e de esgotamento sanitário.
A educadora ambiental do museu, Deborah Camargo, destacou a importância desta programação de férias para divertir e educar a garotada.
“Além de ocupar o tempo das crianças neste período, é uma maneira de integrar as famílias. Para a Sanasa, é também uma oportunidade de oferecer o acesso ao lazer, à cultura e à sustentabilidade, é um trabalho educativo para a população”, explicou.
Morando há seis meses em Paris e em férias no Brasil, o casal Viviane e Flavio Remunini aproveitou o sábado para levar a filha Giovanna, de 8 anos, ao museu. “Amamos, foi um passeio muito produtivo, ajudou muito a entendermos como o processo da água funciona, e que não é muito simples. Na França, não tem nada que explique, a Giovanna adorou”, elogiou a mãe.
Moradora próximo ao Parque das Águas, Brenda Corte levou o filho Davi, de 8 anos, e a amiga Beatriz, de 7, para passarem a manhã no parque. “Frequentamos aqui desde que o Davi nasceu, mas não conhecia o museu”, afirmou. “Sempre tive dúvidas se a água pode trazer energia, e agora aprendi que sim”, comentou Davi.
No Salão Multiuso do parque, pais e filhos assistiram à encenação da história “Alfredo, o Ganso que Manca”, contada por Ângelo Barbosa, sobre bullying, natureza e cuidados com os animais. Acompanhado dos pais, Miguel Barbieri, de 12 anos, assistiu bastante atento. “Aprendi que a gente sempre pode contar com a família e que juntos somos mais fortes”, contou o garoto.
Enquanto isso, nos brinquedos infláveis e no pula-pula instalados ao lado, crianças se divertiam sob os olhos atentos dos pais. Patricia Fort levou os filhos Enzo, de 4, e Pietra, de 9, para passar a manhã de sábado no parque. “Aqui é uma boa opção nas férias, como eu trabalho, eles podem vir com os avós, que moram aqui perto, durante a semana”.

Programação e inscrições
O projeto “Férias no Parque das Águas” conta com uma série de atividades de lazer, cultura e de conscientização, das 9h às 16h, exceto às segundas-feiras. O Parque das Águas fica na Avenida Paulo Corrêa Viana, 765, Parque Jambeiro. O horário de funcionamento é das 6h às 20h. Entrada gratuita.
As atividades prosseguem até o dia 27 de julho. As visitas ao Museu da Água são feitas mediante agendamento prévio pelo link: https://docs.google.com/forms/d/1oxOC3YrZwfgOjSzxUESMXvm2zVm2Obu6ukj7VM2rJEM/viewform?edit_requested=true






