O maestro, compositor, pianista e ator campineiro Laércio de Freitas, que faleceu em julho, será homenageado neste domingo (8) por amigos, músicos e familiares. Suas cinzas serão depositadas aos pés do Jequitibá, que inspirou suas composições.
O local escolhido é o Bosque dos Jequitibás e a cerimônia está marcada para às 10h30.
Importância
Reconhecido nacionalmente como uma das principais referências do “choro”, Laércio de Freitas atuou brilhantemente como pianista, maestro e compositor, com apresentações não apenas no Brasil, mas também em outros países da América Latina, além de Europa e Ásia. Elza Soares, Erasmo Carlos, Marcos Valle e Maria Bethânia estão entre os artistas com os quais colaborou.
Nasceu em 1941, em Campinas, e formou-se em piano pelo Conservatório Carlos Gomes. Músicos do Conservatório e da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas lamentaram, na ocasião, a morte de Laércio de Freitas. Ele faleceu aos 83 anos, segundo a família, por causas naturais.
“Laércio de Freitas é um ilustre músico campineiro e merece uma homenagem da cidade”, destaca Mário Marques, músico clarinetista e claronista da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas. Foi dele e do amigo de Laércio Freitas, o músico Ailton José Roncato, conhecido como “Gato”, a iniciativa da homenagem. “A filha e a viúva disseram que era desejo de Laércio que as suas cinzas voltassem para Campinas”, diz.
A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo apoia a homenagem e deu apoio institucional para que as cinzas sejam depositadas aos pés de Jequitibá no Bosque. Os realizadores do ato convidam músicos que queiram prestar uma homenagem musical no momento do ato.
SERVIÇO
Homenagem a Laércio de Freitas
Data: 08/09/2024 (domingo)
Horário: 10h30
Local: Bosque dos Jequitibás
Endereço: rua Dr. Quirino, nº 2, Bosque






