A Secretaria de Saúde de Campinas realiza na manhã deste sábado (17) o 9º Mutirão contra a dengue em sete bairros: Jardim Santa Eudóxia, Vila Orozimbo Maia, Jardim Carlos Lourenço, Jardim Itatiaia, Jardim New York, Jardim Andorinhas e Jardim Itayu.
A mobilização ocorre das 8h às 12h para visitar residências e comércios com objetivo de remover criadouros do Aedes aegypti, vetor da doença, e orientar a população sobre prevenção e combate.
Participam pelo menos 150 pessoas, entre agentes da saúde, trabalhadores de Serviços Públicos, funcionários da empresa Impacto Controle de Pragas e integrantes do Comitê de Enfrentamento das Arboviroses e Zoonoses.
O grupo será dividido em 14 equipes e um drone será usado para localizar grandes criadouros como piscinas e caixas d’água em imóveis identificados como desocupados ou em situação de abandono. Caso sejam constatados no sobrevoo pontos com descarte irregular de materiais, a Secretaria de Serviços Públicos será acionada.
O mutirão tem como ponto de encontro o Centro de Educação Infantil (CEI) Maria Antonina Mendonça de Barros. Ele fica na Avenida Ministro da Costa Manso, 50, no Jardim Santa Eudóxia. Duas equipes iniciam as atividades neste local, e as demais serão direcionadas aos outros locais da ação.
A ação é multissetorial e conta também com apoios das secretarias de Habitação, Educação, Assistência Social, Trabalho e Renda, Clima, além da Guarda Municipal, Defesa Civil, Sanasa e Emdec.
A Saúde reforça o alerta com objetivo de tentar reduzir casos e óbitos: a melhor forma de prevenção é eliminar qualquer acúmulo de água que possa servir de criadouro para o mosquito, principalmente em latas, pneus, pratos de plantas, lajes e calhas. É importante, ainda, vedar a caixa d’água e manter fechados vasos sanitários inutilizados.
Atendimento
A pessoa que tiver febre deve procurar um centro de saúde imediatamente para diagnóstico clínico. Portanto, a Saúde faz um apelo para que a população não banalize os sintomas e também não realize automedicação, o que pode comprometer a avaliação médica, tratamento e recuperação.
Já quem estiver com suspeita de dengue ou doença confirmada e apresentar sinais de tontura, dor abdominal muito forte, vômitos repetidos, suor frio ou sangramentos deve buscar o quanto antes por auxílio em pronto-socorro ou em UPA.
Balanço da Prefeitura: o que já foi feito em 2025?
♦ Controle de criadouros: 409.252 visitas a imóveis (até 24/4).
♦ Nebulização: visitas a 91.229 imóveis (até 24/4).
♦ Oito mutirões (até 9/5).
♦ 17,5 mil toneladas de resíduos retirados em ações (até 27/4).
♦ 97 lideranças de bairros capacitadas (de dezembro de 2024 a 10/5).
♦ 250 servidores brigadistas.
♦ 300 servidores capacitados.
♦ Monitoramento de pacientes com suspeita de dengue: 65.807, sendo 20.570 reencaminhados aos serviços de saúde (desde fevereiro de 2024 até 23 de abril de 2025)
♦ 53 capacitações para profissionais de saúde.
♦ Instalação de armadilhas contra o Aedes aegypti em pontos estratégicos.











