A Secretaria de Saúde de Campinas promove neste sábado (15) mais um mutirão de prevenção e combate à dengue.
A mobilização, das 8h às 12h, irá visitar residências e comércios de sete bairros em busca de controlar os criadouros do mosquito Aedes aegypti, vetor da doença e de outras arboviroses.
Desde 1º de janeiro Campinas registra 5.786 casos de dengue e uma morte. Os dados foram atualizados pela Secretaria de Saúde na quarta-feira (12).
A lista dos locais a serem visitados neste sábado inclui as seguintes áreas:
♦ Jardim Rosália
♦ Núcleo Residencial 7 de Setembro
♦ Vila Réggio
♦ Núcleo Residencial Boa Vista
♦ Residencial Shallon
♦ Vila Olinto Lunardi
♦ Residencial Chico Amaral
O trabalho deve reunir pelo menos 150 agentes da Saúde, trabalhadores de Serviços Públicos, funcionários da empresa Impacto Controle de Pragas e integrantes do Comitê de Enfrentamento das Arboviroses e Zoonoses divididos em 14 equipes.
Dois grupos iniciam as atividades a partir de encontro na Escola Municipal de Ensino Fundamental, Educação Infantil e Educação de Jovens e Adultos (EMEFEI/EJA) João Alves dos Santos, localizada na Rua Manoel Thomáz, 288, no Jardim Regina. Já outros 12 irão diretamente para os demais bairros.
A Administração repete a estratégia de usar um drone para localizar grandes criadouros como piscinas e caixas d’água em imóveis identificados como desocupados ou em situação de abandono.
A melhor forma de prevenção contra a dengue é eliminar qualquer acúmulo de água que possa servir de criadouro, principalmente em latas, pneus, pratos de plantas, lajes e calhas. É importante, ainda, vedar a caixa d’água e manter fechados vasos sanitários inutilizados.







