O Natal tomou conta das ruas, praças e espaços públicos das cidades da Região Metropolitana de Campinas. Com decorações especiais, iluminação temática e vilas natalinas, os municípios prepararam programações gratuitas que convidam a população a viver a magia tradicional desta época do ano. As atrações incluem visitas ao Papai Noel, shows, apresentações culturais e atividades voltadas ao lazer das famílias, criando um ambiente propício para a construção de boas memórias.
Para quem pretende se programar e aproveitar as decorações e a presença do Bom Velhinho, o Hora Campinas reuniu informações sobre quatro cidades da região que contam com agendas especiais para celebrar o Natal. A seguir, veja o que cada município preparou.

Campinas
Além da tradicional Parada de Natal de Campinas, que reuniu cerca de 32 mil pessoas na Avenida Francisco Glicério, a cidade montou uma vila especial no Largo do Rosário, no Centro, um dos palcos históricos de festividades do município. A estrutura faz parte do projeto “Natal Caminhos dos Sonhos 2025” e ocupa uma área de aproximadamente 1.000 m², permanecendo aberta ao público até o dia 24 de dezembro.
O espaço conta com ambientação temática, atrações voltadas ao público infantil e a presença do Papai Noel para fotos.
Em frente ao Palácio da Cidade, a Vila abriga a Feira de Natal do Empreendedor, que reúne produtores locais e incentiva o comércio regional. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 10h às 22h; aos domingos, até as 17h; e, no dia 24, até as 15h. A programação teve início em 24 de novembro, com a chegada do Bom Velhinho.
Outra atração é o Show Encantado do Natal – Caminhos dos Sonhos, realizado pela Prefeitura em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC). O espetáculo percorre bairros da cidade até o dia 22 de dezembro e terá apresentações no sábado (20), no bairro Carlos Lourenço, a partir das 19h, na Praça Recanto das Águas, e no domingo (21), no Campo Grande, na Praça da Concórdia. O show é marcado por músicas natalinas, performances artísticas e cenografia temática.
Além disso, cinco pontos do Centro receberam iluminação especial: Rua 13 de Maio, Catedral Metropolitana, Praça Carlos Gomes, Largo do Rosário e Palácio da Cidade.

Jaguariúna
Jaguariúna também preparou uma programação diversificada, com shows, feiras e decoração especial de Natal. O principal ponto das celebrações é o Boulevard Pedro Abrucêz, próximo ao Centro Cultural e à Estação Ferroviária, onde ocorre o atendimento do Papai Noel.
A iluminação tem chamado a atenção nas vias centrais da cidade, com destaque para uma grande árvore decorada com chapéus, em referência ao slogan de Jaguariúna como “Capital Country do Brasil”. No local, há ainda um palco para apresentações musicais, decoração iluminada e a Casa do Papai Noel.
A combinação do verde e do amarelo, combinado com o paisagismo, fez da decoração natalina de Jaguariúna uma das mais belas da RMC.
📷 Diego Monarin/Divulgação

A programação em Jaguariúna segue até 23 de dezembro, com atendimento do Bom Velhinho das 19h às 23h.
Neste sábado, dia 20, o Boulevard recebe o concerto “Emoções”, com a Banda Maestro Paulo de Moraes Penteado, seguido da apresentação do Queops Revival. Já no domingo, dia 21, a programação inclui show da banda Som BR e a peça teatral “Um Natal Diferente”. Em ambos os dias, o atendimento do Papai Noel acontece das 19h às 22h.

Sumaré
A Vila de Natal de Sumaré foi montada na Praça do Macarenko, na Avenida 7 de Setembro, na região central da cidade, e é o principal espaço do projeto “Natal para Jesus”. O local oferece uma experiência completa, com parque de diversões, decoração voltada para registros fotográficos, food trucks, espaços dedicados às crianças e a Casinha do Papai Noel, tudo em um ambiente especialmente iluminado.
A celebração teve seu ponto alto no último dia 11, com o show do cantor Fernandinho, um dos principais nomes da música cristã brasileira. Segundo a administração municipal, o evento foi “a maior e mais impactante celebração natalina já realizada no município”.
A programação segue até o dia 21 de dezembro.
Para facilitar o acesso da população, a Prefeitura disponibiliza transporte público gratuito em horários especiais durante as festividades. De acordo com a gestão municipal, o projeto busca ir além das celebrações tradicionais, reforçando valores como esperança e pertencimento entre as famílias sumareenses.
Além disso, a Casinha do Papai Noel instalada na Praça da República, atrás da Matriz, funciona de segunda a sábado, das 18h30 às 21h30, e aos domingos, das 18h às 21h.

Paulínia
Em Paulínia, a programação “Natal de Paulínia 2025 – Magia e Alegria” acontece no Parque Brasil 500, ao lado do Theatro Municipal. A Vila de Natal fica aberta diariamente até 6 de janeiro, das 18h às 23h. As visitas à Mamãe e ao Papai Noel ocorrem até o dia 23 de dezembro, das 18h30 às 22h30.
O espaço conta com praça de alimentação coberta, com food trucks da cidade, feira de artesanato com produtos exclusivos feitos por artesãos locais e estacionamento gratuito. Ao longo do mês de dezembro, corais da cidade e músicos da Divisão de Música da Prefeitura se apresentam no palco montado no estacionamento ao lado da Vila.
A decoração natalina também se espalhou por diversos pontos do município.
Portais e pontes sobre o Rio Atibaia receberam iluminação especial, assim como a Avenida José Paulino e a Rua Duque de Caxias. Um dos destaques é a árvore de Natal de 33 metros instalada na rotatória do Assaí Atacadista, que se tornou um dos principais símbolos das celebrações na cidade.
A Vila de Natal de Paulínia, no Parque Brasil 500, segue com programação cultural nos próximos dias. No sábado (20), às 19h, o público confere o show do grupo de Música Infantil da Divisão de Música. No domingo (21), também às 19h, a atração será a apresentação da Orquestra de Violeiros. Já na segunda-feira (22), às 20h, o palco recebe o Coral da Igreja Lagoinha, e, na terça-feira (23), no mesmo horário, é a vez do Coral da Igreja Presbiteriana de Paulínia encerrar a programação musical.











