A Campanha Natal Sem Fome, iniciada pela Prefeitura de Campinas no dia 25 de novembro, já conta com 20 pontos de coleta na cidade. A lista completa pode ser conferida neste endereço. A iniciativa integra a programação do Natal Caminhos dos Sonhos e busca arrecadar alimentos não perecíveis para famílias inscritas no CadÚnico e beneficiárias do programa Viva Leite, abrangendo cerca de 2,8 mil famílias no município.
A campanha é realizada por meio de parcerias com apoio do Hora Campinas.
A mobilização se estenderá até o dia 20 de dezembro, com destaque para o “Dia D” em 14 de dezembro, das 9h às 14h, no Paço Municipal, em formato drive-thru. As doações serão direcionadas inicialmente ao Banco de Alimentos, responsável por redistribuí-las a 120 organizações da sociedade civil, que as entregarão às famílias.
Para assegurar a qualidade e eficácia das doações, a Prefeitura de Campinas disponibilizou a Cartilha de Orientação para Doação de Alimentos . O documento detalha os critérios para doações, como a prioridade por alimentos não perecíveis em embalagens íntegras e dentro do prazo de validade.
A cartilha orienta ainda sobre a correta seleção de alimentos in natura, como frutas, verduras e carnes, que devem estar em perfeitas condições de consumo. Esses produtos podem ser doados ao Banco de Alimentos, devidamente embalados e identificados.
Além disso, o material destaca os itens prioritários para doação, como arroz, feijão, óleo, leite, açúcar e farinha, e alerta para evitar produtos ultraprocessados ou sem embalagens originais. Sobras de alimentos preparados ou vencidos também são desaconselhados.
No ano passado, a campanha Natal Sem Fome arrecadou 87,5 toneladas de alimentos, o que resultou em 93,7 mil cestas básicas.







