A revista Newsweek divulgou a relação dos melhores hospitais especializados do mundo, e o Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp aparece no ranking com duas especialidades. O Estado de São Paulo tem seis hospitais estaduais listados no ranking World’s Best Specialized Hospitals 2025. A lista contempla no total 23 instituições de saúde do Brasil.
O HC da Unicamp se destaca na área de Endocrinologia, na qual aparece em 97º lugar entre os 150 melhores do mundo e em 3º lugar entre os hospitais nacionais; e na área de Pediatria, em que aparece na 151ª posição entre os 250 melhores do mundo e em 7º lugar entre as melhores do Brasil.
O ranking contemplou os 300 melhores hospitais nas especialidades de cardiologia e oncologia, os 250 melhores em pediatria, os 150 em cirurgia cardíaca, endocrinologia, gastroenterologia, ortopedia e pneumologia, os 125 em neurologia, neurocirurgia e urologia e os 100 em ginecologia e obstetrícia.
As classificações são baseadas em recomendações de médicos, pesquisas de satisfação com pacientes e familiares e indicadores de desempenho. O trabalho é feito em parceria com a Statista Inc., uma empresa global de pesquisa de
O Hospital das Clínicas (HC) de São Paulo está entre os melhores em quatro especialidades. No ranking, ocupa o 32º lugar global em neurologia, o 64º em ortopedia, o 93º em neurocirurgia e o 125º em gastroenterologia.
Ainda em São Paulo, o Instituto do Coração (InCor) é o primeiro colocado entre os hospitais da América Latina nas especialidades de cardiologia e cirurgia cardíaca. Em âmbito global, conquistou a 18ª posição em cardiologia, subindo três posições, e a 37ª em cirurgia cardíaca, crescendo seis posições no ranking em relação a 2024.
O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira (Icesp) se destacou como o único hospital público brasileiro no ranking de oncologia, ficando em 189º lugar. O Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia subiu 15 posições em cardiologia, conquistando o 49º lugar, e 12 posições em cirurgia cardíaca, agora no 82º lugar.
Unicamp
“É muito significativo para o hospital ter duas especialidades médicas reconhecidas por uma revista de prestígio internacional como a Newsweek. Isso demonstra a qualidade e a excelência no atendimento prestado aos pacientes do SUS, o respeito e o reconhecimento do trabalho sério e inovador que fazemos no HC. Esperamos que em breve outras especialidades de nosso hospital também façam parte desse ranking”, diz Elaine Cristina de Ataíde, superintendente do HC.
De acordo com a médica Denise Engelbrecht Zantut Wittmann, chefe do serviço de Endocrinologia do HC e professora da disciplina na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, o serviço de Endocrinologia do HC atende cerca de mil pacientes de média e alta complexidade por mês e mantém parcerias com outras áreas, como por exemplo a pediatria, a ginecologia, a anatomia patológica, a radiologia, a medicina nuclear, a cirurgia de cabeça e pescoço, a otorrinolaringologia e a neurocirurgia.
O serviço de Endocrinologia do HC da Unicamp mantém ambulatórios especializados no atendimento a pacientes com câncer de tireoide, diabetes do tipo I e II, diabetes tipo I em uso de bomba de insulina, obesidade, nódulos de tireoide, punção de nódulos e alcoolização de cistos tireoidianos guiados por ultrassom, disfunção de tireoide e neuroendocrinologia, além da realização de testes dinâmicos para o diagnóstico de doenças endócrinas.
Para Sérgio Tadeu Martins Marba, professor titular da área de Neonatologia e chefe do Departamento de Pediatria da FCM da Unicamp, é muito importante o reconhecimento do trabalho oferecido, pelo segundo ano consecutivo, conforme classificação da Newsweek.
“O departamento de Pediatria procura manter-se coeso na busca da excelência na assistência aos nossos pacientes, aliado à formação de qualidade de recursos humanos e à requalificação contínua dos profissionais em atividade”, diz Marba.
Para além de sua atuação no HC Unicamp, a Pediatria também tem atuação na área de Neonatologia no Hospital da Mulher professor doutor José Aristodemo Pinotti – Caism Unicamp, com reconhecimento nacional e internacional, e em atividades extra-muros em convênios firmados com Unidades Básicas da cidade de Campinas, com o Pronto Atendimento Metropolitano Campinas e com os hospitais Boldrini, Estadual de Sumaré e Municipal de Paulínia. (Com informações do HC da Unicamp)











