Uma nova frente fria deve trazer chuva para todo o estado de São Paulo nesta sexta-feira (20) e sábado (21), com previsão de maiores volumes para algumas regiões, como a de Campinas. Conforme a Defesa Civil, a chuva ocorrerá de modo generalizado no estado e virá acompanhada de raios e rajadas de vento.
Conforme o Cepagri, da Unicamp, há previsão de pancadas de chuva moderada a forte a partir da tarde desta sexta, mas mesmo com a mudança de tempo o clima permanece abafado, com o Sol aparecendo em alguns momentos. A temperatura máxima deve ficar em torno de 29°C em Campinas.
No sábado, o tempo deve ficar muito instável, segundo o Cepagri, com previsão de pancadas de chuva moderada a forte a qualquer momento do dia sobre toda a região. “A chuva pode vir acompanhada de raios e ventania, e acumular grande volumes em curtos períodos de tempo. Há risco de transbordamento de rios e deslizamento de terra em áreas vulneráveis”, alerta.
A partir do domingo (22) e até terça-feira (24), os modelos meteorológicos indicam dias marcados pela presença de sol entre algumas nuvens, o que elevará as temperaturas e manterá uma sensação de calor e abafado em todo o território paulista. Além disso, os dias serão mais firmes, ou seja, sem condições para precipitações significativas em praticamente todo o estado.
Cuidados redobrados durante temporais
Os temporais costumam ter curta duração, no entanto, possuem grande intensidade de chuva e são acompanhados de rajadas de vento e queda de raio. Exatamente por esta condição é que apresentam risco de transtorno, principalmente em centros urbanos, com formação de áreas alagadas e enxurradas.
Durante estes temporais, a Defesa Civil orienta à população a se proteger em locais seguros e evitar transitar por áreas sujeitas a alagamentos. Procure abrigo em uma edificação e opte por não transitar nesses momentos. Uma lâmina com 30 cm de água pode arrastar um carro.
Quem mora em áreas de risco precisa ficar atento às encostas, já que volumes grandes de chuva aumentam a chance de ocorrências de escorregamento de terra. Sinais como surgimento de rachaduras nas paredes do imóvel, postes ou árvores inclinados e água lamacenta descendo do morro são sinais de um possível deslizamento. Com qualquer uma destas situações a pessoa deve deixar o local e acionar a Defesa Civil.











