Campinas e Nova Odessa são as cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC) incluídas na Rota do Queijo Paulista, programa do governo do estado de São Paulo lançado na quinta-feira (30), durante o evento Mesa SP, que reúne 102 produtores de 77 cidades. Ambas foram classificadas na Rota Bandeirantes.
A iniciativa também inclui as rotas Nascentes, Águas e Serras Paulistas; Cuesta, Itaqueri e Tietê; Mogiana Paulista; Mantiqueira Paulista e Vale do Paraíba; Noroeste Paulista; Alta Paulista e Sudoeste Paulista. O objetivo da Rota do Queijo Paulista é incentivar a produção artesanal de queijos e estimular o turismo gastronômico em todo o Estado.
“A entrada de Nova Odessa na Rota do Queijo Paulista é mais um passo no fortalecimento do nosso setor produtivo e do turismo rural”, afirma o prefeito de Nova Odessa, Cláudio José Schooder, o Leitinho. “Estamos investindo em iniciativas que geram oportunidades, atraem visitantes e estimulam o desenvolvimento sustentável do município”, garante.
Nova Odessa é representada pelo Laticínio Iracema, empresa local com mais de 20 anos de atuação. O negócio da família Ferreira ganhou novo impulso após obter o registro no SISP (Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal), em agosto deste ano. Além dos queijos finos e tradicionais, como minas frescal, meia cura e montanhês, a empresa produz doce de leite, manteiga e iogurte, e se prepara para iniciar a produção de requeijão artesanal.
Todos os produtos são vendidos na “Venda do Zezinho”, localizado na Vila Azenha, bairro tradicional de Nova Odessa.
“Fazer parte da Rota do Queijo Paulista é um reconhecimento importante do nosso trabalho e da tradição da nossa família”, destaca Lidiane Martino, sócia da Laticínio Iracema. “É uma forma de mostrar a qualidade dos produtos de Nova Odessa e atrair mais pessoas para conhecer o que produzimos com tanto cuidado.”
De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Promoção Social, Antonio Teixeira, a inclusão na rota representa uma oportunidade de visibilidade para os produtores locais e para o setor de turismo rural. “O reconhecimento estadual coloca o município no mapa da gastronomia paulista e reforça o compromisso da cidade com o desenvolvimento sustentável e a valorização das tradições regionais,” frisa.
Municípios participantes:
Alta Paulista: Adamantina, Marília, Paraguaçu Paulista, Queiroz e Salto Grande;
Bandeirantes: Boituva, Cabreúva, Campinas, Itu, Itupeva, Jundiaí, Nova Odessa, Porto Feliz e Tatuí;
Cuesta, Itaqueri e Tietê: Anhembi, Bofete, Botucatu, Ibitinga, Ipeúna, Pardinho, Piracicaba, Ribeirão Bonito, Santa Rita do Passa Quatro e Torrinha;
Mantiqueira e Vale do Paraíba: Areias, Caçapava, Cunha, Guaratinguetá, Itaberá, Jacareí, Natividade da Serra, Paraibuna, Pindamonhangaba, Queluz, Redenção da Serra, São Bento do Sapucaí e São Luiz do Paraitinga;
Mogiana Paulista: Cássia dos Coqueiros, Pedregulho, Jaboticabal, Jardinópolis, Santa Cruz da Esperança
Nascentes, Águas e Serras Paulistas: Águas de Lindóia, Amparo, Bragança Paulista, Caconde, Casa Branca, Espírito Santo do Pinhal, Joanópolis, Pedra Bela, Serra Negra, São João da Boa Vista, São José do Rio Pardo e Santa Isabel.
Noroeste Paulista: Alto Alegre, Catanduva, Fernandópolis, Marinópolis, Nova Castilho, Olímpia e Urupês.
Sudoeste Paulista: Avaré, Ibiúna, Itapetininga, Itararé, Pilar do Sul e Sarapuí.
Destinos e experiências queijeiras: Angatuba, Araçatuba, Bauru, Jacareí, Itapira, Lorena, Pariquera-Açu, Pirassununga, Porangaba, São Miguel Arcanjo e São Paulo.







