A Secretaria de Saúde de Campinas recebeu na tarde desta quinta-feira (24) uma nova remessa de vacinas contra a covid-19. Ao todo são 23,1 mil doses da Moderna, que está atualizada com a cepa JN.1 e pode ser aplicada em todas as faixas etárias.
Elas serão distribuídas para todos os centros de saúde (CSs) entre sexta-feira (25) e a quarta (30).
O Ministério da Saúde é responsável por fornecer as vacinas aos estados para distribuição aos municípios. A Secretaria de Saúde mantém diálogo permanente com os dois governos a fim de manter o abastecimento regular de todos os imunizantes.
Como o estoque de doses para covid-19 é limitado neste momento e a procura é dinâmica, a Secretaria de Saúde orienta a população a conferir a disponibilidade, por centro de saúde, pelo link: https://remedios.campinas.sp.gov.br.
A vacinação contra covid-19 faz parte do calendário de rotina de crianças de 6 meses a 4 anos, idosos e gestantes. Entretanto, também devem receber a dose pessoas que fazem parte dos grupos prioritários (com maior vulnerabilidade ou condição que aumenta o risco para formas graves da doença).
Confira abaixo a relação de quem deve receber o imunizante (considerando-se todas as faixas etárias)
♦ maiores de 60 anos e imunocomprometidos: uma dose a cada 6 meses;
♦ gestante: uma dose em qualquer fase da gestação. Se não receber durante a gravidez, poderá receber uma dose no puerpério;
♦ pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILPI e RI), e seus trabalhadores (dose anual);
♦ indígenas (dose anual);
♦ ribeirinhos (dose anual);
♦ quilombolas (dose anual);
♦ puérperas (dose anual);
♦ trabalhadores da saúde (dose anual);
♦ pessoas com deficiência permanente (dose anual);
♦ pessoas com comorbidades (dose anual);
♦ pessoas privadas de liberdade (≥ 18 anos; dose anual);
♦ funcionários do sistema de privação de liberdade (dose anual);
♦ adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas (dose anual);
♦ pessoas em situação de rua (dose anual).
A Secretaria de Saúde esclarece que, na eventual disponibilidade de vacinas atualizadas com novas cepas, o intervalo recomendado para administração será de três meses a partir da última dose recebida com a formulação anterior.
Pessoas de 5 a 59 anos nunca vacinadas e que não fazem parte dos grupos prioritários terão a oportunidade de se vacinar com uma dose.







