A iluminação decorativa da Ponte da Esperança (estaiada) contribui para a divulgação de campanhas importantes para a sociedade. Neste mês, os estais estão iluminados em azul, pela campanha Novembro Azul, de prevenção ao câncer de próstata. O sistema de iluminação decorativa da Ponte da Esperança foi instalado na estrutura, de forma permanente, em 2019.
De acordo com a Secretaria de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, os equipamentos têm a possibilidade de mudar de cor, conforme a programação, marcando o comprometimento da Administração Municipal com diversas causas sociais ou datas comemorativas, como o Natal e a campanha Outubro Rosa de prevenção ao câncer de mama.
Os refletores do sistema de iluminação decorativa ficam instalados nos estais, no pilar central e na base inferior, com iluminação direcionada às colunas.
O câncer de próstata é o tipo mais comum de câncer entre a população masculina, representando quase 30% dos diagnósticos da doença no País. Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam para 65 mil novos casos de câncer de próstata a cada ano, entre 2020 e 2022. Homens com mais de 55 anos, com excesso de peso e obesidade, estão mais propensos à doença.
Especialistas recomendam exames anuais na faixa a partir dos 50 anos, o que inclui o toque retal e exame de PSA, combinados. A prevenção é a melhor arma, alertam os médicos. A chance de cura da doença é altíssima se detectada no início.











