O novo Guarani, montado pelo técnico Maurício Sousa, busca apagar o amargo 2024 no Brinco de Ouro. Depois de largar na temporada com vitória por 2 a 0 sobre o Botafogo, em casa, o time bugrino está confiante de que o caminho será o da recuperação. Na manhã desta sexta-feira (17), o zagueiro Raphael Rodrigues, um dos reforços contratados pelo clube e destaque na estreia, destacou o comprometimento do atual elenco em recolocar o Guarani em outro patamar, depois do rebaixamento à Série C.
“Sabemos que a torcida está machucada por tudo o que aconteceu no ano passado. Mas todos que chegaram agora tem o dever de curar essa ferida. A motivação é grande em colocar o Guarani no lugar em que ele merece”, disse o defensor de 25 anos, natural de Água Boa-MT, e com passagens por Confiança, Avaí e Botafogo-SP.
Raphael integrou o eficiente sistema defensivo montado por Souza na primeira partida da equipe no Campeonato Paulista. Ao lado de Márcio Silva na zaga e dos volantes Nathan Camargo e Caio Mello, mostrou bom posicionamento para anular as investidas do Botafogo. A força na marcação teve ainda a colaboração dos meias e atacantes, que souberam pressionar a saída de bola do adversário.
“Incentivamos os atletas a terem coragem e competir e foi isso que fizemos durante todo o jogo”, avaliou Souza. “Em nenhum momento nos acovardamos em jogar em bloco baixo. Sempre procuramos subir as linhas”, completou. “Sabíamos que a condição física não era a ideal pelo pouco tempo de preparação, mas suportamos bem.”

Se a defesa funcionou, o setor ofensivo ainda carece de ajustes, reconheceu Souza, que acredita na evolução da equipe ao longo da competição. Anderson Leite, principal articulador do meio de campo, saiu machucado ainda no primeiro tempo da partida de quarta-feira e é dúvida para o duelo deste sábado (18), quando o Guarani visita a Inter, em Limeira, pela segunda rodada do Paulistão. Se ele for vetado, Giva, que o substituiu e foi o autor do segundo gol na estreia, deve ser mantido.

Na frente, o comandante busca soluções. Na primeira partida do ano, apostou no prata da casa Eliseu na etapa inicial e no jovem Renan Barnabé após o intervalo. Matheus Régis esteve em campo a partida inteira. Rafael Bilu e Luiz Miguel, além dos destaques da Copinha Léo Porfírio e João Marcelo são as demais alternativas. Souza admitiu que o clube está no mercado. Robson, de 33 anos, artilheiro do Coritiba no ano passado, é um dos alvos.











