A Secretaria de Saúde de Campinas lançou, na última terça-feira (22), um serviço de teleorientação. A nova modalidade do programa Acesso Fácil Saúde Campinas amplia os serviços digitais oferecidos pelo SUS municipal e garante assistência de maneira ágil e segura. A ferramenta permite que pacientes cadastrados na rede recebam orientações ou tirem dúvidas sobre demandas simples com médicos e outros profissionais de saúde sem a necessidade de sair de casa.
Para acessar o novo serviço, o paciente precisa realizar uma solicitação para a Ana, assistente virtual da secretaria, pelo número (19) 99899-0903. O padrão visual de identificação inclui a frase Acesso Fácil Saúde Campinas e logotipo do SUS.
A primeira fase contempla oferta diária de 20 a 30 vagas de atendimentos. O número de atendimentos será ampliado gradativamente. O serviço funcionará de segunda a sexta, das 8h às 12h, exceto feriados. Veja abaixo os benefícios.
“Neste caso não há necessidade de um deslocamento prévio até um centro de saúde e, durante o atendimento, é verificada a necessidade do usuário. Se é realmente preciso um atendimento presencial com a equipe ou se é possível assistência e consulta com médico generalista ou profissional de enfermagem por videochamada, com uma transição para a consulta dentro da própria teleorientação. É um serviço de orientação complementar para casos que podem ser resolvidos com agilidade e qualidade”, explicou a diretora de Ensino, Pesquisa e Saúde Digital da Prefeitura de Campinas, Marcelle Benetti.
O que a teleorientação permite?
Tirar dúvidas sobre tratamentos, uso ou retirada de medicamentos e exames
Acompanhamento de sinais e sintomas, sobretudo condições crônicas
Orientações sobre como se preparar para uma cirurgia ou sobre os cuidados pós-operatórios
Avaliação para encaminhamento a outros serviços de saúde no município
Promoção de saúde, com informações sobre hábitos saudáveis, autocuidado e prevenção às doenças
Suporte em saúde mental, com orientações para pacientes com ansiedade, depressão ou outras questões relacionadas à saúde mental.
Saúde Digital supera 1,36 milhão de atendimentos
De março de 2023 até 10 de julho, Campinas totalizou 1.367.719 atendimentos e interações na saúde digital. Foram 92,9 mil atividades em telessaúde, incluindo consultas. Neste grupo de pacientes, 2,5% tiveram atendimentos convertidos para a modalidade presencial.
O resultado significa agilidade para quem optou pela saúde digital e otimização da assistência para quem realmente precisou se deslocar até uma unidade.
O restante dos atendimentos está relacionado ao envio de alertas e monitoramento de pacientes suspeitos de dengue, inclusive com a convocação para a 2ª dose da vacina; interações para exames e consultas no Outubro Rosa e Novembro Azul; confirmação de presença em consultas e qualificação das filas – processos realizados via chatbot.







