Campinas registrou aumento no número de empresas abertas na cidade em 2024 se comparado com o ano de 2023. Ao todo foram 9.762 empresas no ano passado contra 8.773 do ano anterior, um aumento de 11%. Os dados da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp) foram compilados a pedido da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação.
Em 2024, o setor de comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas foi o campeão de aberturas com 1.974 novas unidades.
Em segundo lugar aparece o setor de saúde humana e serviços sociais com 1.374 novas empresas. Na sequência aparecem as atividades profissionais, científicas e técnicas com 1.328; seguida por atividades administrativas e serviços complementares com 1.295; e informação e comunicação com 600 novas empresas na área.
O setor de comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas também foi o que mais registrou abertura de empresas em 2023: , foram 1.803. O segmento de saúde humana e serviços sociais aparece em segundo lugar com 1.221, seguida de atividades administrativas e serviços complementares com 1.109; atividades científicas com 1.107 e informação e comunicação com 595.
Para este levantamento não são levados em conta os dados de Microempreendedores Individuais (MEIs), pois esse tipo de empresa não é registrada nas Juntas Comerciais.
A secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Adriana Flosi diz que os números refletem os esforços feitos para facilitar o trabalho dos empreendedores.
“Uma cidade como Campinas tem capacidade de receber diversos tipos de empresas por estar cercada por rodovias, contar com um dos maiores aeroportos do Brasil, ter dois portos secos, duas universidades e 18 instituições de ensino superior, entre outros atrativos. O papel do poder público é fomentar essas iniciativas visando a criação também de empregos cada vez melhores para a população,” afirma.
Entre as empresas que abriram unidades em Campinas no ano passado está o Higa Atacado. A rede atacadista inaugurou sua quarta unidade no mês de julho, na região do Campo Grande, gerando 250 empregos diretos na cidade.
Já no setor varejista, o Tauste Supermercados inaugurou sua loja na cidade também em 2024. O espaço fica às margens da rodovia Dom Pedro I com uma área de 4.547m². A estimativa de geração de empregos diretos é de 555 e mais 500 indiretos.











