PUBLICIDADE
7 de novembro de 2025
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Colunistas

O Maio Amarelo e a “epidemia” das mortes no trânsito do Brasil – por Carmino de Souza e Gustavo Fraga

Carmino de Souza Por Carmino de Souza
16 de maio de 2022
em Colunistas
Tempo de leitura: 4 mins
A A
O Maio Amarelo e a “epidemia” das mortes no trânsito do Brasil – por Carmino de Souza e Gustavo Fraga

Neste artigo vamos discorrer a respeito de um dos grandes flagelos que são as mortes e invalidez, temporária ou permanente, devido aos acidentes de trânsito. O “Maio Amarelo”, à semelhança de outros meses dedicados ao debate de graves problemas de saúde pública para a sociedade, foi instituído para que lembremos de como este tema é grave e como tem se tornado uma epidemia sem controle em nosso país com indicadores de pandemia já que ocorre em todo o mundo. As informações compiladas são aterrorizantes.

De acordo com dados levantados pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) em 2019 e divulgados pelo Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia, na última década, cerca de R$ 3 bilhões foram gastos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para atendimento de vítimas graves de acidentes de trânsito no Brasil.

 

Segundo este levantamento, cada morte nas ruas e nas estradas do País custa, em média, cerca de R$ 785 mil aos cofres públicos.

 

R$ 50 bilhões é o custo anual para a sociedade brasileira dos acidentes de trânsito ocorridos em rodovias e áreas urbanas, segundo estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Em média, um milhão e 350 mil vidas são perdidas no mundo, anualmente, nas estradas. Esta já é a maior causa global de morte de pessoas de 5 a 29 anos, portanto população jovem, sadia e em seu pleno gozo da vida. Destes R$ 50 bilhões, se destacam os custos relativos à perda de produção laboral das vítimas e também aos custos assistenciais no sistema de urgência e emergência e hospitalar.

 

 

O custo dos acidentes do trânsito e dos acidentes do trabalho, no Brasil, é de R$ 72 bilhões por ano, o equivalente a quase 9% de toda a folha salarial do País. Esta cifra vai muito além dos números, pois se refere a muito sofrimento, incapacitação, permanente ou temporária, e perda de vidas humanas. No caso de afastamento do trabalho, as empresas devem arcar com os custos nos primeiros 15 dias, passando depois essa responsabilidade para a Previdência Social.

O empregado tem direito ao auxílio-doença do INSS, direito que é estendido a qualquer contribuinte que recolha mensalmente sua contribuição. Em 2019 foram 32.655 mortes, 7,5% a mais que em 2018. Com 80% dos casos atendidos com origem em sinistros de trânsito, os impactos sociais envolvem diversos fatores. Entre eles, impactos econômicos para o Sistema Único de Saúde (SUS), além de causar sequelas graves e implicações de saúde em pacientes, sejam físicas ou psicossociais, ou ambas.

Os custos diretos, chamados de custos segurados, devem ser pagos pelo empregador ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), sendo explícitos e facilmente determinados. Já os custos indiretos, em geral, não são facilmente mensuráveis, pois são despesas não cobertas pelo seguro do acidente do trabalho.

 

O primeiro passo para evitar os acidentes é diminuir o estresse no trânsito, por isso, sempre saia de casa mais cedo para que possa fazer seu caminho sem pressa ou ficar irritado com o trânsito parado. Ser gentil ao volante também é indicado.

 

Sempre que possível, dê passagem, não fique buzinando e sinalize sempre que for fazer algum tipo de manobra. A mais importante pergunta: o que deve ser feito para reduzir os acidentes no trânsito? Obedecer ao limite de velocidade, ceder espaço a pedestres e ciclistas, usar cinto de segurança, não dirigir alcoolizado e muito menos embriagado e usar cadeirinhas adequadas para crianças pode ter um impacto poderoso na mudança do comportamento dos motoristas, segundo relatório do WRI Ross Center for Sustainable Cities e pelo Banco Mundial.

Uma das principais ações do País para minimizar os acidentes é o Projeto “Vida no Trânsito”. Criado em 2010 e coordenado pelo Ministério de Saúde em parceria com diversos entes, a iniciativa tem como principal objetivo subsidiar gestores no fortalecimento de políticas de prevenção de lesões e mortes no trânsito, por meio da qualificação de informações, planejamento, intervenções, monitoramento e avaliação das intervenções.

Segundo o Ministério, outras estratégias adotadas são os Planos Estaduais de Prevenção destas lesões e mortes coordenado pelo Conselho de Secretários Estaduais de Saúde (CONASS); e o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS), coordenado pelo Ministério da Infraestrutura/Departamento Nacional de Trânsito.

 

 

Em Campinas, temos o “Observatório do Trânsito” envolvendo os três entes federados e várias Secretarias do Município.

 

Os primeiros resultados já são tangíveis e este é um trabalho a ser prestigiado e mantido. O Ministério da Saúde ressaltou que lesões e mortes no trânsito são multifatoriais e multicausais. Por esse motivo, é necessária uma atuação interssetorial e integrada nas políticas públicas. O órgão citou, por exemplo, a Política Nacional de Mobilidade Urbana, em articulação com outras políticas, como responsável pelo planejamento de transportes e uso do solo com rotas mais curtas e mais seguras para pedestres e ciclistas.

Além disso, um transporte público conveniente, seguro e de baixo custo, além de projetos viários, incluindo travessias para pedestres controladas, com sonorizadores e iluminação das vias.

 

O cidadão deve também manter os seus veículos em condições adequadas com revisões e reparações periódicas.

 

Outro alerta muito importante e fundamental nestes tempos de alto custo dos combustíveis e necessidade de rápida mobilidade urbana, está relacionado aos usuários de motocicletas. Infelizmente, estes têm sido as maiores vítimas do trânsito. Toda atenção a este grupo de alta vulnerabilidade. Assim sendo, e não apenas no mês de maio, todos devemos trabalhar e cuidar para que possamos reduzir e controlar esta verdadeira pandemia que é a das mortes no trânsito.

Poderes públicos e sociedade devem estar juntos com a absoluta corresponsabilidade que o tema exige. Vamos tentar reduzir mais este drama da saúde pública onde todos nós somos partícipes e responsáveis.

 

Carmino Antonio de Souza é professor titular da Unicamp. Foi secretário de saúde do estado de São Paulo na década de 1990 (1993-1994) e da cidade de Campinas entre 2013 e 2020

 

Gustavo Fraga é professor associado do Departamento de Cirurgia e coordenador da disciplina de cirurgia do trauma da FCM-Unicamp

 

Tags: acidentes de trânsitoCarmino Antonio de SouzaGustavo FragaMaio Amarelomortessus
CompartilheCompartilheEnviar
Carmino de Souza

Carmino de Souza

Letra de Médico

Notícias Relacionadas

Falar bem não foi sorte. Foi escolha, coragem e constância – por Cecília Lima
Colunistas

Falar bem não foi sorte. Foi escolha, coragem e constância – por Cecília Lima

Por Cecília Lima
6 de novembro de 2025

...

O silêncio que eu sonhava em dividir – por Luciana Agatha Melo Guimarães
Colunistas

O silêncio que eu sonhava em dividir – por Luciana Agatha Melo Guimarães

Por Retrato das Juventudes
6 de novembro de 2025

...

Os dilemas do Brasil que chegam à COP30 – por José Pedro Martins

Os dilemas do Brasil que chegam à COP30 – por José Pedro Martins

5 de novembro de 2025
Obrigação do comprador do imóvel e as taxas condominiais: recebimento de chaves – por Renato Ferraz Sampaio Savy

Obrigação do comprador do imóvel e as taxas condominiais: recebimento de chaves – por Renato Ferraz Sampaio Savy

4 de novembro de 2025
Entre fones e suor: a solidão coletiva – por Thiago Pontes

Entre fones e suor: a solidão coletiva – por Thiago Pontes

4 de novembro de 2025
O acordo pandêmico da OMS: um catalisador essencial para a equidade e preparação global para a saúde (1) – por Carmino de Souza

O acordo pandêmico da OMS: um catalisador essencial para a equidade e preparação global para a saúde (1) – por Carmino de Souza

3 de novembro de 2025
Carregar Mais














  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista

Mais lidas

  • Conheça cinco praias dignas de cenários cinematográficos no Litoral Norte de SP

    Conheça cinco praias dignas de cenários cinematográficos no Litoral Norte de SP

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • O silêncio que eu sonhava em dividir – por Luciana Agatha Melo Guimarães

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Acusado de dupla filiação, Rafa Zimbaldi é expulso do Cidadania

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Projeto prevê investimento de R$ 400 milhões para modernização do estádio da Ponte Preta

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Campinas recebe Caravana de Natal da Coca-Cola no próximo dia 12

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Gustavo Abdel
abdel@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Caio Amaral
caio@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.