A obra da Barragem Duas Pontes, em Amparo, que visa garantir água para 5,5 milhões de pessoas na região de Campinas, atingiu 44% de sua execução e deve ser entregue até o final de 2026. Com capacidade para armazenar 53,4 bilhões de litros de água – volume equivalente a 21,4 mil piscinas olímpicas –, a barragem vai aumentar em 155% a vazão do Rio Camanducaia, que passará de 3,4 mil para 8,7 mil litros por segundo.
A Barragem Duas Pontes faz parte de um pacote de R$ 806 milhões em obras hídricas na região, que inclui também a construção da Barragem Pedreira. Juntas, as duas estruturas vão armazenar 85 bilhões de litros de água (34,2 mil piscinas olímpicas), reforçando o abastecimento para 28 cidades quando integradas ao Sistema Adutor Regional (SAR).
“A Barragem Duas Pontes representa um marco estratégico fundamental para a segurança hídrica da região, ao proporcionar não apenas o armazenamento de um volume expressivo de água, mas também a ampliação da vazão do rio Camanducaia em mais de 150%”, destacou Natália Resende, secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística de São Paulo, que visitou a obra nesta sexta-feira (11).
UTR Camanducaia
Durante a visita, a secretária também conheceu as obras da Unidade de Tratamento do Rio (UTR) Camanducaia, um projeto de R$ 241 milhões que promete reduzir em 96% as impurezas das águas do rio.
A unidade vai tratar fontes difusas de poluição – como resíduos urbanos e industriais –, garantindo água de melhor qualidade para o reservatório da barragem e beneficiará todos os municípios que captam água no rio, proporcionando melhor qualidade de vida aos moradores da região.











