Um ônibus da linha 391 pegou fogo na manhã desta terça-feira (19), na Rua Walter Puggina, no distrito de Sousas, em Campinas. O caso ocorreu por volta das 7h30 e, apesar da destruição do veículo, ninguém ficou ferido.
De acordo com a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC), assim que percebeu o início das chamas, o motorista parou o veículo e retirou todos os passageiros em segurança. Eles foram transferidos para outro coletivo, da linha 389, que assumiu a viagem.
O Corpo de Bombeiros foi acionado por populares e controlou as chamas.
Durante a ocorrência, a Guarda realizou o isolamento da área para garantir a segurança da população e permitir o trabalho das equipes de emergência.

Segundo a Emdec, o veículo havia passado por inspeção no início de agosto e estava aprovado. Por conta da idade do ônibus, uma nova vistoria estava prevista para novembro. A empresa destacou que realiza fiscalizações diárias em campo e inspeções semestrais em toda a frota, verificando mais de 840 itens de segurança e funcionamento. Confira a nota:
“De acordo com informações apuradas pela fiscalização do transporte junto ao operador, a ocorrência de incêndio envolveu veículo da linha 391 (Nova Sousas) e foi registrada na rua Walter Puggina, próximo à rua Rosa Aburad Khouri, por volta de 7h30. Não houve vítimas, os passageiros foram transferidos para ônibus da linha 389, que seria recolhido para a garagem e assumiu a viagem.
O ônibus passou por inspeção realizada pela Emdec no começo de agosto e foi aprovado. Em função da idade do veículo, o procedimento seria repetido no final de novembro.
Além da fiscalização diária da operação das linhas municipais em campo, a Emdec realiza inspeções veiculares semestrais em toda a frota do transporte público coletivo, procedimento que verifica mais de 840 itens.
A Emdec e a Setransp reconhecem o envelhecimento da frota atual e a necessidade de renovação total da frota do transporte público coletivo, que está atrelada à nova licitação.”
De acordo com a Prefeitura, o edital da nova licitação do transporte público coletivo deve ser publicado em outubro.
Após a divulgação, empresas e consórcios terão até 45 dias úteis para apresentar propostas. O texto do edital está em fase final de ajustes e incorpora sugestões recebidas na consulta pública.
Em junho deste ano, a Emdec havia anunciado uma operação emergencial de inspeção em toda a frota de ônibus da cidade após três casos de incêndio em coletivos registrados em apenas uma semana.
As causas do incêndio desta manhã ainda estão sendo investigadas.











