A mensagem de preservar a vida no trânsito do Movimento Maio Amarelo será levada aos usuários do transporte público coletivo pela Prefeitura de Campinas, por meio de uma parceria entre a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros da Região Metropolitana de Campinas (SetCamp). Ônibus do transporte público coletivo vão circular com laços amarelos em alusão ao movimento, durante todo o mês de maio, a partir desta quinta-feira (1º).
Os adesivos com os laços amarelos alusivos ao movimento mundial poderão ser vistos pela população nos para-brisas de toda a frota operada pelas empresas concessionárias. São 902 veículos e 233 linhas em operação, além das 55 vans do PAI-Serviço.
Neste ano, o Movimento Maio Amarelo, iniciativa internacional de combate à violência no trânsito, tem como tema “Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana”. A cor amarela é símbolo do movimento, representando a atenção pela vida e a sinalização de advertência no trânsito.
O presidente da Emdec, Vinicius Riverete, enfatizou que “o Maio Amarelo é uma mobilização pela vida no trânsito. Vincular essa mensagem aos ônibus que circulam na cidade diariamente é uma maneira de convocar os usuários do transporte a serem promotores de uma cidade mais segura. Salvar vidas no trânsito é uma responsabilidade de todos”.
“Trata-se de uma data muito importante para a sociedade, pois lembramos da importância da valorização da vida. E, ao mesmo tempo, é um momento de conscientização de todos os motoristas, independentemente se trabalham no transporte coletivo”, afirma Paulo Barddal, diretor de Comunicação e Marketing do SetCamp e da Transurc.
Mobilização terá outras ações voltadas ao transporte
Ao longo de todo o mês de maio, diversas atividades de conscientização serão promovidas pela Emdec, incluindo iniciativas voltadas especialmente ao transporte público coletivo. O workshop “Maio Amarelo: Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana” será ministrado nas garagens das empresas operadoras, com orientações sobre a prevenção de sinistros (acidentes).
A edição deste ano do Prêmio Boas Práticas na Mobilidade Urbana, que deve ser lançado no final de maio, contará com a categoria “Motorista Nota 10”, premiando profissionais do transporte público coletivo que “fazem a diferença” no dia a dia dos usuários.
O laço amarelo também estará presente no site da Associação das Empresas do Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc), ao longo do mês de maio. As ações do movimento promovidas pela Emdec serão reproduzidas pela entidade em suas redes sociais. Além disso, as concessionárias vão adotar decoração temática e peças de comunicação relativas ao Maio Amarelo e à segurança no trânsito.











