Representantes do Escritório da ONU Turismo para as Américas e do governo do Estado de São Paulo se reuniram na sede do Distrito Turístico Serra Azul (DTSA) na última sexta-feira (22) para discutir formas de cooperação com os municípios que compõem os polos turísticos paulistas. Formado pelos municípios de Vinhedo, Itupeva, Louveira e Jundiaí, o distrito integra parques temáticos, meios de hospedagem, gastronomia, centros de compras, esportes, cultura e entretenimento.
O encontro teve como objetivo desenvolver planos e ações conjuntas para atrair novos investimentos públicos e privados e fortalecer o conceito de produto turístico integrado no Brasil.
Foram tratados temas como financiamentos internacionais para infraestrutura municipal, empréstimos a empreendedores com condições diferenciadas e recursos para promoção e divulgação. “Embora não seja atribuição direta do escritório regional da ONU Turismo, recém-inaugurado no Rio de Janeiro, o apoio institucional da organização pode abrir novas oportunidades de desenvolvimento para os municípios participantes”, enfatiza a Prefeitura de Vinhedo.
“O DTSA, pela sua localização estratégica e relevância, se destaca como espaço ideal para projetos-piloto alinhados às diretrizes globais da ONU Turismo”, destacaram os integrantes do encontro.
O DTSA é um modelo de organização territorial que concentra empreendimentos, atrativos e serviços turísticos. O distrito, na avaliação de especialistas, tem papel estratégico no desenvolvimento econômico e na atração de investimentos públicos e privados, gerando benefícios fiscais e de crédito. O espaço, com potencial para movimentar a economia do estado de São Paulo, pode consolidar a região como destino turístico nacional e internacional, analisam investidores.











