A Guarda Municipal de Campinas, com apoio da Polícia Civil, realizou uma operação contra a falsificação de bebidas no bairro Cidade Singer, na tarde desta sexta-feira (3). No local, um barracão, segundo as investigações, funcionava um centro clandestino de adulteração de rótulos e tampas, onde bebidas de baixo valor eram falsificadas como marcas de maior preço, enganando consumidores de Campinas e região. O foco da quadrilha era a produção de cerveja falsificada. A ação aconteceu no local após denúncia anônima.
Durante a ação, foram apreendidas 612 caixas de bebidas, totalizando 14.688 garrafas. As investigações apontam que a produção semanal chegava a 840 caixas, que eram distribuídas em dois caminhões.
No momento da operação, cinco homens, entre 22 e 37 anos, foram detidos. Quatro deles já tinham passagem pela polícia. De acordo com os suspeitos, eles recebiam cerca de R$ 3 por caixa falsificada, com pagamento feito via PIX. A cerveja adulterada era distribuída não apenas em Campinas, mas também em municípios da região.
A ocorrência foi apresentada no Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) nesta sexta-feira. Todo o material apreendido será recolhido por uma empresa especializada. O imóvel será lacrado pela Polícia Civil.

Em Campinas, o Procon e a Secretaria de Saúde emitiram comunicados para reforçar a importância da prevenção. As orientações destacam que comerciantes não devem adquirir produtos falsificados e que os consumidores precisam redobrar a atenção para evitar os riscos da compra e consumo de bebidas adulteradas.







