Uma operação da Polícia Civil de Campinas localizou pelo menos 50 toneladas de materiais químicos, alimentos irregulares e medicamentos vencidos em um depósito no Jardim Garcia. A Secretaria Municipal de Saúde apoiou a ação, que ocorreu na quinta-feira, 9 de janeiro.
As investigações são realizadas pelo 11º Distrito Policial, que ainda irá atualizar a quantidade final de produtos encontrados. Durante a operação, foi constatado que o local não tinha licenciamento junto aos órgãos de Saúde. Uma das suspeitas é de que a empresa realizava a remarcação de remédios vencidos e despejava resíduos de forma irregular.
A Secretaria vai avaliar quais medidas administrativas serão tomadas durante a apuração em virtude dos riscos à saúde pública verificados no local. Os órgãos competentes irão realizar o descarte adequado dos produtos.
Entre os itens apreendidos estão frascos de ácido sulfúrico, whey protein sem dados de origem, e remédios impróprios para uso como antibióticos e anti-hipertensivos.
Além de contar com profissionais da Vigilância Sanitária, Fiscalização de Alimentos e Determinantes Ambientais, o trabalho contou com as participações da Defesa Civil, Secretaria do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Corpo de Bombeiros e Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).