A Guarda Municipal, a Secretaria Municipal de Urbanismo e a Polícia Civil realizaram uma operação integrada de fiscalização em comércios de recicláveis na área central e na região do Jardim Baroneza. A ação teve como objetivo coibir a receptação de materiais provenientes de furto e verificar a regularidade da documentação dos estabelecimentos.
Ao todo, seis locais foram vistoriados na terça-feira (20). Durante a ação, três pessoas foram conduzidas à Delegacia de Investigações Gerais (DIG), onde a ocorrência foi apresentada.
Em um dos estabelecimentos fiscalizados, localizado no Jardim Baroneza, que já se encontrava anteriormente lacrado, foi constatado funcionamento irregular. No local, também foram encontrados diversos produtos com data de validade vencida. O responsável foi conduzido à DIG para as providências cabíveis.
A ação identificou que outro estabelecimento, situado na região central da cidade, realizava a comercialização de recicláveis, apesar de estar proibido de exercer essa atividade. Duas pessoas foram conduzidas à DIG para prestar esclarecimentos.
“Este tipo de fiscalização integrada é fundamental para combater a receptação de materiais furtados e ilícitos criminais, com foco na área central. Com isso, reforçamos a segurança, evitando crimes que causem prejuízos à população e aos serviços essenciais, além de garantir que os estabelecimentos atuem dentro da legalidade”, destaca o Chefe de Gabinete da Secretaria de Segurança Pública, Misael de Souza.
O coordenador de fiscalização da Secretaria de Urbanismo, Emílio Carlos Albieri, reforça a importância dessas ações. “Com base em denúncias e sucessivas ocorrências nos estabelecimentos de reciclagem e sucatas, no Centro de Campinas, estamos fazendo operações preventivas e solicitando documentação do estabelecimento para estar regularizado”, diz.









