Em uma temporada que começou cercada de dúvidas, o Guarani superou as adversidades e por pouco não subiu para a Primeira Divisão, terminando a Série B do Campeonato Brasileiro na sexta posição, com 60 pontos, após ser derrotado por 2 a 0 pelo Goiás na penúltima rodada e empatar por 2 a 2 com o Botafogo, no estádio Nilton Santos.
Apesar de os dois últimos resultados não serem os que os torcedores esperavam, o Bugre conquistou vitórias fundamentais para se manter na parte de cima da tabela durante toda a competição nacional, inclusive chegando ao último jogo do ano com chances matemáticas de conquistar o acesso para a Série A.
Desta forma, durante todo o mês de dezembro, o Hora Campinas relembrará cinco partidas, uma a cada semana, que o Alviverde saiu vitorioso e fez com que o time garantisse sua melhor campanha desde quando voltou à Segunda Divisão.
Na semana passada, a série começou com a vitória do Bugre por 5 a 2 sobre o Operário-PR, no estádio Couto Pereira, pela segunda rodada da Série B. Neste sábado (11), vamos relembrar o triunfo do Bugre por 1 a 0 sobre a rival Ponte Preta, no Brinco de Ouro da Princesa, no histórico Dérbi 200.
Guarani 1 x 0 Ponte Preta (5ª rodada) – 19/06 – Brinco de Ouro da Princesa
Após empatar por 1 a 1 com a vitória, golear o Operário-PR por 5 a 2, perder por 3 a 1 para o Náutico e ficar na igualdade por 1 a 1 diante do CSA, o Guarani voltou todas as suas atenções para a histórica edição 200 do Dérbi frente a rival Ponte Preta e não decepcionou seu torcedor.
Antes da partida, o retrospecto do clássico registrava 67 triunfos bugrinos, 65 empates e 66 vitórias pontepretanas. Pela primeira vez em 105 anos a Macaca poderia igualar o número de vitórias do rival, porém o Bugre venceu e mais uma vez ampliou a vantagem histórica.
O jogo começou movimentado e antes do primeiro minuto o time de Daniel Paulista quase abriu o placar com o atacante Júlio César. Em crise, necessitando dos três pontos a qualquer custo, a Ponte assustou pela primeira vez também no início do jogo com Niltinho, e o goleiro Gabriel Mesquita foi seguro para defender.

A partida continuou sendo jogada em ritmo acelerado, com as duas equipes desperdiçando oportunidades. No final do primeiro tempo, Carlão avançou com a bola dominada no meio-campo e encontrou o meia Régis na entrada da área. O camisa 78 do Bugre girou rapidamente, se livrou da marcação e bateu com categoria para balançar a rede e entrar na história do Dérbi campineiro.
No segundo tempo, a Ponte Preta voltou com tudo em busca do empate e assustou logo de cara com chute do lateral-esquerdo Rafael Santos, de fora da área, e a bola foi para fora. Minutos depois foi a vez do atacante Moisés sair cara com Gabriel Mesquita. Em um bote perfeito, o zagueiro Thales fez o desarme e evitou o empate.
Depois do susto, o Guarani respondeu em linda jogada de Bruno Sávio pela direita, com direito a caneta no marcador. O atacante finalizou, e Ygor Vinhas fez grande defesa. A partir da metade da segunda etapa, o Bugre administrou o resultado, se fechou na defesa e garantiu a vitória por 1 a 0 no Dérbi 200, com Régis como o herói da noite.














