A tela de proteção que envolve o Palácio da Justiça, futuro Palácio da Cidade, em Campinas, começou a ser retirada nesta quinta-feira (24). O trabalho na edificação, situada na região central da cidade, deve durar até esta sexta-feira (25). A ação faz parte do processo que, além da tela, também prevê a retirada dos andaimes.
O serviço foi executado por uma empresa contratada pelo poder judiciário paulista. O contrato ainda vigorava da época em que o prédio estava sob os cuidados do estado. O espaço com arquitetura em estilo art déco foi transferido ao município no começo deste ano e desde então tem passado por uma série de melhorias.
Conforme a administração municipal, o telhado já foi completamente recuperado e agora todas as instalações hidráulicas e elétricas serão refeitas. Depois disso ele ganhará uma nova pintura interna. O próximo passo vai ser a retirada dos andaimes, o que deve ocorrer nas próximas semanas.
A fachada irá passar por um processo de limpeza, preservando a sua configuração, e mantendo o projeto original, visto que trata-se de um edifício tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (Condepacc), em 2010, por sua importância histórica, cultural e arquitetônica.
A previsão é de que o Palácio da Cidade entre em funcionamento no primeiro semestre de 2026. Nos seis pavimentos do Palácio da Cidade serão instalados serviços de diversas áreas da Prefeitura e de outros órgãos. Entre eles Sanasa, Emdec, CPFL, Junta Militar, CPAT, Casa do Empreendedor, Secretaria de Trabalho e Renda, o Ceprocamp do Centro, o programa Concilia Campinas, o Juizado da PUC Campinas, o Departamento de Ensino, Pesquisa e Saúde Digital (Deps), a EGDS (Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor) e parte do Departamento de Promoção à Saúde do Servidor (DPS).
No local também haverá postos de atendimento do Procon, da Vigilância Sanitária, do Cadastro Único, do 156/Protocolo, do Juventude Conectada e de serviços da Setec e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação (orientações sobre o Incra e o Via Rápida Empresa).
Histórico
Inaugurado em 1942, na Era Vargas, o Palácio da Justiça possui estilo art déco. Erguido em frente à Praça Guilherme de Almeida, o edifício tem relação direta com o Plano de Melhoramentos Urbanos que havia sido projetado por Prestes Maia.
O imóvel foi tombado em 2010 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (Condepacc) por sua importância histórica, cultural e arquitetônica.











