Promover o acesso à informação e contribuir para o diagnóstico precoce são duas das metas das palestras oferecidas pelo Centro de Oncologia Campinas a empresas e instituições da Região Metropolitana de Campinas (RMC) ao longo de todo ano. Nos meses de outubro e novembro, as ações ganham impulso em razão das campanhas para prevenção dos cânceres de mama e próstata, respectivamente, os mais incidentes em mulheres e homens. A agenda de palestras está aberta aos interessados.
O programa do COC é desenvolvido por especialistas em oncologia, que visitam empresas e instituições para orientar sobre a importância da vigilância. Os profissionais esclarecem a respeito dos exames preventivos, autocuidado, sinais e sintomas, alimentação e reforçam o estilo de vida saudável como meio de prevenção das doenças.
No caso do câncer de mama, quando diagnosticado precocemente as chances de cura podem chegar aos 95%. No tratamento contra o câncer em geral, quanto mais cedo houver diagnóstico, melhores serão os resultados obtidos.
As palestras oferecidas pelo Centro de Oncologia Campinas à comunidade contribuem para a melhora da percepção sobre a importância do diagnóstico em fase inicial. A iniciativa abre a possibilidade de aprender sobre as doenças e de tirar dúvidas com profissionais da saúde, numa conversa informal construída para orientar e instruir.
“A iniciativa se concentra em promover o acesso à informação e facilitar o diagnóstico precoce, que é fundamental para aumentar as chances de cura. Durante o mês de outubro, o Centro de Oncologia intensifica suas ações, proporcionando mais atendimentos e incentivando a população feminina a realizar exames de rotina para prevenir o desenvolvimento de casos avançados de câncer de mama”, detalha o oncologista do COC Fernando Medina.
Nas quatro segundas-feiras do mês de outubro também serão realizadas palestras na sede do COC, abertas à comunidade. Os encontros têm início sempre às 8h30, no auditório do Centro. São discussões sobre temas relacionados ao câncer de mama, que envolvem tratamentos avançados, alimentação, direitos do paciente, rede de cuidados, saúde a longo prazo, explicações sobre radioterapia e quimioterapia, tipos de tratamento, entre outros.
“A prevenção ao câncer de mama envolve orientações sobre hábitos saudáveis, como a prática de exercícios físicos, alimentação balanceada e controle do peso. Além disso, é essencial que as mulheres estejam atentas ao autoexame e, principalmente, realizem mamografias regulares, o principal exame para detectar alterações precoces nas mamas”, orienta Medina.
Inscrições
Os interessados devem entrar em contato com o Centro de Oncologia Campinas, por meio do e-mail palestras@oncologia.com.br. As palestras do Outubro Rosa e do Novembro Azul se alinham a outras campanhas realizadas pelo COC para difundir a necessidade de prevenção dos cânceres de mama e de próstata.











