Na tentativa de aliviar a superlotação das unidades de saúde de Campinas em razão do aumento de casos de síndromes respiratórias, a Rede Mário Gatti e a Secretaria Municipal de Saúde orientam a população a recorrer ao Atestado Sanitário. O documento, que pode ser baixado pela internet, serve para que as pessoas com sintomas leves possam se ausentar do trabalho sem a necessidade de recorrer imediatamente aos centros de saúde e unidades de pronto atendimento.
A orientação é para que apenas os que estão com sintomas mais graves procurem as unidades de pronto atendimento (UPA) e pronto-socorros. Para os casos leves, a recomendação é que se evite o contato com outras pessoas até ter um diagnóstico.
O Atestado Sanitário é emitido com validade por um período de três dias, em conjunto com um encaminhamento para o atendimento no serviço de saúde, para que a pessoa possa ser avaliada, testada e receba, após avaliação clínica, um atestado médico completando o período de afastamento, se for necessário.
A licença obriga a permanência em isolamento domiciliar durante 14 dias e, caso o solicitante apresente informações falsas, pode responder judicialmente.
O documento é válido para morador ou quem trabalha na cidade. Ele pode ser solicitado por meio de autodeclaração preenchida no endereço https://covid-19.campinas.sp.gov.br/atestado-sanitario ou pelo serviço 160.
As solicitações serão direcionadas para um profissional de saúde, que entrará em contato com o solicitante pelo telefone registrado. A equipe que fará contato é formada por profissionais de saúde do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) da Secretaria Municipal de Saúde. Os dados são avaliados e o atestado é enviado em até 24 horas, por um e-mail.
Para solicitar o atestado, é necessária a presença de dois ou mais desses sintomas de síndrome gripal e sintomas compatíveis com Covid-19: febre/sensação de febre, coriza/nariz escorrendo, tosse seca, congestão nasal/nariz entupido, dor de garganta, tosse com catarro, dor no corpo, perda de olfato, perda de paladar.
Durante os momentos de pico da pandemia do coronavírus, o atestado sanitário foi um importante recurso utilizado pela Prefeitura de Campinas para evitar o contato entre casos suspeitos e aliviar a pressão sobre o sistema de saúde.









