A avenida Francisco Glicério será palco, neste sábado (6), da tradicional Parada de Natal, um dos eventos mais aguardados do Natal Caminhos dos Sonhos 2025. O desfile começa às 19h e deve atrair milhares de pessoas ao Centro de Campinas, que estará iluminado e preparado para receber o público com atrações especiais.
Cerca de 1.500 participantes estarão no desfile, entre artistas, coletivos culturais, escolas de samba, grupos de dança, figurinos temáticos e apresentações inspiradas em países com forte presença cultural em Campinas. O espetáculo inclui ainda seis carros alegóricos produzidos especialmente para o evento, além de personagens natalinos, coreografias e cenários que prometem encantar todas as idades.
No ano passado, cerca de 30 mil pessoas acompanharam a Parada. Para esta edição, a expectativa é de um público ainda maior, impulsionado pela ambientação especial do Centro, pela Vila do Papai Noel e pelo horário estendido do comércio.
“Tudo está sendo realizado com atenção para proporcionar uma Parada de Natal ainda mais especial. O evento se tornou um momento de celebração das famílias campineiras, e nosso compromisso é oferecer uma festa organizada, acolhedora e cheia de emoção”, destaca a secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação e vice-presidente da ACIC, Adriana Flosi.
Para a presidente da ACIC, Nina Bertelli, o evento tem papel estratégico para o setor. “A Parada e toda a agenda do Natal Caminhos dos Sonhos têm como eixo fortalecer o comércio local, ampliar o fluxo de público no Centro e valorizar o espaço urbano”, afirma.
A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) realiza operação especial de trânsito e transporte para apoiar a realização do evento. A partir das 18h deste sábado bloqueios de trânsito monitorados pela Emdec serão realizados na região.
O trajeto da Parada de Natal será realizado no contrafluxo da avenida Francisco Glicério, desde a altura do prédio dos Correios até o Largo do Rosário, onde está montada a Vila do Papai Noel.
Às 16h de sábado serão bloqueados totalmente sete cruzamentos para a realização da Parada de Natal. Os carros alegóricos, que já estarão estacionados no Largo do Pará, serão escoltados para o ponto inicial do desfile.
Ficarão fechados os seguintes cruzamentos:
– Avenida Francisco Glicério x avenida Benjamin Constant;
– Avenida Dr. Campos Sales x rua José Paulino;
– Rua Bernardino de Campos x rua Barão de Jaguara;
– Rua Bernardino de Campos x rua Regente Feijó;
– Avenida Benjamin Constant x rua Regente Feijó;
– Rua General Osório x rua José Paulino; e
– Avenida Dr. Moraes Salles x rua José Paulino.
Pouco antes do início do desfile, outro cruzamento será interrompido: entre as ruas Ferreira Penteado e Barão de Jaguara.
Desvios
Devido ao grande porte do evento, é indicado evitar trafegar com veículos pela região durante a Parada. Quem precisar circular pela região central, incluindo as linhas do transporte coletivo, terá quatro opções de desvios:
– Chegando pela avenida Francisco Glicério, será possível acessar a avenida Benjamin Constant e seguir pela avenida Senador Saraiva até a pista externa da Moraes Salles;
– Já os que estiverem descendo a avenida Campos Sales, antes da Glicério vão acessar a rua José Paulino e terão dois caminhos: seguir pelas ruas General Osório (sentido Centro); ou pela Barreto Leme (sentido Cambuí).
– A partir da avenida Dr. Moraes Salles, a indicação sinalizada será também pela José Paulino.
Linhas do transporte coletivo
No total, 41 linhas do transporte coletivo serão impactadas, momentaneamente, em seus trajetos, assim como alguns pontos de parada: linhas 173, 230, 240, 249, 253, 255, 260, 265, 271, 317, 331, 332, 339, 341, 342, 344, 345, 346, 348, 349, 353, 357, 359, 360, 361, 362, 364, 366, 367, 368, 371, 380, 381, 382, 383, 386, 395, 403, 408, 409 e 499.











