O Parlamento da Região Metropolitana de Campinas (RMC) vai debater nesta sexta-feira (26) mobilidade urbana e a situação da SP-075, a rodovia Santos Dumont. Representantes da Via Appia Concessões, empresa que administra a estrada, e Marcelo Coluccini, secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano de Campinas, confirmaram presença. O encontro começa às 10h30 e será na Câmara de Indaiatuba. A presidência do Parlamento é do vereador Luiz Rossini.
Principal via de ligação entre Campinas e Sorocaba – passando por Indaiatuba, Salto e Itu – a SP 075 registra elevados índices de acidentes. De janeiro a julho deste ano foram mais de 800 ocorrências, que resultaram em 28 óbitos, de acordo com dados da Agência Reguladora dos Transportes de São Paulo (Artesp).
“Para nós é uma honra receber a reunião do Parlamento da RMC neste momento em que todos os olhos estão voltados para a SP-075. No caso de Indaiatuba se trata de uma via que liga não apenas municípios, mas diferentes bairros e regiões da nossa cidade”, afirma o presidente da Câmara de Indaiatuba, Dr. Túlio Tomass do Couto.
O Legislativo de Indaiatuba criou uma Comissão de Representação para buscar melhorias para a rodovia e abriu uma consulta pública para mapear informações sobre os usuários da estrada e incentivar a participação popular.
Os resultados preliminares da pesquisa inédita serão apresentados na reunião desta sexta-feira. O grupo de trabalho é formado pelos vereadores Clélia Santos, Alexandre Peres, Hélio Ribeiro, Du Tonin, Leandro Pinto e Wilson Índio da Doze. A Câmara de Indaiatuba fica na Rua Humaitá, 1167, no Centro.
Criado em 2017, o Parlamento da RMC é formado por vereadores das 20 Câmaras do aglomerado metropolitano, cuja população estimada é de 3 milhões de habitantes. Fazem parte do colegiado os municípios de Americana, Artur Nogueira, Campinas, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Jaguariúna, Monte Mor, Morungaba, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Santa Bárbara d’Oeste, Santo Antônio de Posse, Sumaré, Valinhos e Vinhedo. As reuniões ordinárias são mensais e ocorrem de maneira alternada nas cidades integrantes do bloco.
LEIA TAMBÉM:
Projeto de marginais da Santos Dumont é aprovado pela Prefeitura; Artesp avalia











