Um complexo composto por empreendimentos residenciais, comerciais e empresariais, além de meio milhão de metros quadrados de áreas verdes e de áreas públicas para cultura e lazer. Esse é o Parque Alphaville Campinas, projeto registrado e licenciado de urbanismo desenvolvido pela Alphaville, ACRO e Incorpi, que cria um novo bairro em Campinas. O megaempreendimento acaba de ser lançado.
A Alphaville afirma que traz para Campinas “um projeto inédito para a cidade e para a história da companhia, com opções para morar, trabalhar e investir, aberto a parcerias com desenvolvedores imobiliários”.
“O Parque Alphaville Campinas já nasce como referência em planejamento urbano. O bairro será uma excelente opção para campineiros e para quem está buscando alternativas imobiliárias na cidade. Estamos desenvolvendo um projeto grandioso, moderno, com localização privilegiada e rodeado por áreas verdes. Tudo isso desenvolvido com o foco em sustentabilidade, como sempre fazemos”, descreve Klaus Monteiro, CEO da Alphaville”.
O terreno de mais de um milhão e meio de m² vai abrigar três empreendimentos residenciais – Alphaville Parque, Terras Alpha Parque 1 e Terras Alpha Parque 2 – lotes comerciais, mistos e áreas para incorporação imobiliária.
O empreendimento contará com 79 lotes multiuso destinados a incorporadores e desenvolvedores imobiliários.
O novo bairro, localizado em frente ao Parque Dom Pedro Shopping e próximo a Unicamp, Facamp e PUC-Campinas, terá um parque linear de mais de 3 km de extensão, onde será possível se exercitar e se conectar com a natureza ao mesmo tempo. Também serão construídos um anfiteatro para fomentar arte e cultura na região, pista de skate, quadra de streetball, praças, pistas para caminhadas, além de uma ciclovia de 2,8 km
Ao todo, serão destinados mais de 12 mil m² de área somando os três clubes dos residenciais fechados, sendo que cada um terá o seu próprio clube exclusivo. À disposição de moradores estarão academias, quadras de beach tennis, tênis e poliesportivas, parquinho, piscinas de adulto e infantil, churrasqueira, entre outras opções.
“Este é um projeto que pensa o urbanismo como um todo, entregando para a cidade um novo bairro com a melhor solução para quem vai morar e para quem irá apenas desfrutar da estrutura de cultura e lazer ali presente”, afirma Monteiro.
O Parque Alphaville Campinas abrigará mais de meio milhão de m² de áreas verdes totais, mais de 290 mil m² de espaços de preservação ambiental e terá o plantio de mais 30 mil árvores de espécies nativas. O projeto nasce com o intuito de preservação da Mata Santa Genebrinha.

Qualidade urbana do bairro
Foram considerados diversos aspectos para a concepção do projeto, como tecnologia e modernidade na questão construtiva. Parte da fiação de energia elétrica do bairro será subterrânea. As ruas e calçadas foram desenhadas para serem largas, que privilegiam o pedestre e mobilidade urbana.
A concepção urbanística do Parque Alphaville Campinas ficou por conta de Jaime Lerner, com consultoria urbanística da DRTZ e os projetos urbanístico e arquitetônico são de autoria da Alameda Urbanismo. O desenvolvimento paisagístico é de responsabilidade de Sérgio Santana e Marcelo Novaes. O planejamento estratégico foi desenhado pela De Carvalho Garcia.
O evento de lançamento dos três residenciais do Parque Alphaville Campinas aconteceu neste sábado no Vitória Hotel Concept.











