Três estudantes da região de campinas estão entre os 35 alunos do Sesi-SP beneficiados na segunda edição do Programa Passaporte para o Futuro. Eles terão a chance de estudar no exterior com bolsas concedidas pela entidade. As faculdades escolhidas pelos participantes compõem as 200 melhores universidades do mundo, de acordo com o ranking da Times Higher Education 2024, como Berkley, Duke University e New York University.
Caio dos Santos Araújo Alves, 19, aluno do Sesi Campinas Amoreiras, escolheu estudar Electrical Engineering & Computer Engineering na University of Washington, nos Estados Unidos. Embora saiba que a conquista é resultado de sua dedicação, ele ressalta a importância do apoio de seus familiares. “O Programa Passaporte para o Futuro é a grande oportunidade da minha vida. Representa o florescer, o fruto de toda a energia, trabalho e sacrifício dos meus pais, avós e de todos que vieram antes deles. É o resultado de gerações que lutaram para que eu tivesse a chance de estar onde estou hoje”, afirma.
Duas alunas do Sesi Valinhos também embarcarão nessa jornada.
Alícia Stella Scudilio, 18, vai estudar Bioresource Engineering na McGill University, no Canadá. Segundo ela, o Sesi representa um lugar que acredita no seu potencial e que mostra todos os dias que é possível ir além. “E com o Passaporte, essa vontade só cresce, porque agora eu não só sei que posso conquistar o mundo, como sei que posso ajudar outros alunos a acreditarem que também podem”. Ela cita que sua área de interesse está no cruzamento entre natureza, tecnologia e impacto social. “Quero estudar como a engenharia pode respeitar os ciclos do planeta e, ao mesmo tempo, criar soluções reais para quem mais precisa, especialmente em contextos como o do Brasil, onde o acesso à inovação ainda é desigual”.
Já a aluna Sophia Bonetto, 18, está a caminho da The University of North Carolina, onde vai cursar Biomedical Engineering. “O Sesi sempre foi mais do que só uma escola, foi o lugar onde eu comecei a enxergar possibilidades. Foi ali que tive acesso a coisas que antes pareciam distantes, que descobri interesses que nem sabia que tinha e que comecei a acreditar, de verdade, que eu podia ir além”. As expectativas para conhecer outras culturas e ter contato com jeitos diferentes de pensar e estudar são altas. “Quero voltar com outra visão de mundo, mais preparada e mais segura do caminho que estou construindo. E, no fundo, também quero mostrar para mim mesma que eu consigo”, conta a estudante.
Terceira edição
Durante evento realizado no final de julho, que reuniu o Conselho do Sesi-SP, alunos, familiares e educadores da rede de ensino, o presidente da Fiesp, Josué Gomes da Silva anunciou a ampliação do Passaporte para o Futuro para a terceira edição, que beneficiará 50 estudantes do Sesi-SP em 2026.
Voltado a estudantes do 3º ano do Ensino Médio da rede Sesi-SP, o Passaporte para o Futuro concede bolsas para programas de graduação em áreas estratégicas como Engenharia, Inovação e Tecnologia (Ciência de Dados, Ciências da Computação, Engenharia de Software, Tecnologia da Informação, Sistema de Informação, Análise de Dados e Sistemas), Ciências Aplicadas (Engenharia de Manufatura e Engenharia de Produção).
Além de promover a formação técnica de excelência, o programa também tem como meta oferecer experiências multiculturais que fomentem uma visão de mundo crítica, ética e empreendedora, habilidades fundamentais para a ampla formação dos líderes do futuro.
Lançado em 2023, 19 estudantes da primeira turma do programa estão no exterior, cursando o primeiro ano da graduação em universidades de excelência, como Harvard, New York University, University of California, McGill University, University of Wisconsin-Madison e University of Arizona.











