Depois das saídas dos atacantes João Marcelo e Matheus Régis, o executivo de futebol do Guarani, Rodrigo Pastana, não descarta a possibilidade de mais jogadores deixarem o Brinco de Ouro antes do início da Série C do Campeonato Brasileiro. A intenção do clube é manter o elenco, mas o dirigente salientou que o período longo da janela extra de transferência da CBF coloca em risco os planos para a sequência da temporada. Ele criticou a extensão da janela, que teve início no dia 10 de março e termina em 11 de abril. Além disso, revelou receio em perder atletas.
“Essa janela de exceção tinha que ser no máximo de 15 dias. Da forma como está, pode acabar com qualquer planejamento”, diz Pastana. O período é para a transferência de jogadores que disputaram os estaduais depois da primeira janela do ano ter sido fechada em 8 de março. “Ela adentra a Série A e a Série B e os clubes da Série C ficam à mercê de perder jogadores a dois dias do primeiro jogo”, salientou. Pastana revelou que jogadores do Guarani estão recebendo sondagens e, dependendo da proposta, não há como evitar a saída.
“Se chega um clube de Série A e faz uma oferta de que forma vamos segurar o atleta? Ainda tivemos a sorte e a competência de fechar contratos até o final do ano, o que nos dá a possibilidade da manutenção de 90% do elenco. E temos também um treinador ponta firme, que acredita no trabalho feito aqui e não cede a sondagens”, afirmou, revelando que Maurício Souza também desperta interesses fora do Brinco.
Por outro lado, o Guarani está em busca de reforços e o recurso adquirido com a venda de João Marcelo ao Atlético-MG, cujo valor não foi revelado, mas deve girar em torno de R$ 3 milhões, pode representar um fôlego no mercado, segundo Pastana.

“Estamos também observando posições nas quais tivemos uma cerca carência, mais para ajuste. Alguns nomes podem ser definidos nos próximos dias. Outros só devem ser confirmados em abril, pois muitos atletas ainda estão disputando jogos por seus clubes.” Pastana evitou citar as posições carentes no elenco.
Por enquanto, o atacante Lucas Macedo, de 21 anos, é o único reforço confirmado oficialmente pelo Guarani após o Campeonato Paulista. Pastana também garantiu o acerto com o meia japonês Ryuta Takahashi, de 20 anos, mas o atleta, que pertencia ao Gamba Osaka, ainda passará por um período de adaptação no Brinco. O Guarani estreia na Série C no segundo final de semana de abril, contra o Maringá-PR, no Brinco de Ouro.
Legenda
Rodrigo Pastana diz que o Guarani também está atento ao mercado – Fotos: Raphael Silvestre\Guarani FC











