Cerca de 200 ciclistas movimentaram a 5ª edição do Passeio Ciclístico Pedal Solidário neste domingo (24). Os participantes percorreram 10km pelas ruas de Campinas. Organizado pelo Campinas Bike Clube, com apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, o evento ainda arrecadou cerca de 1 tonelada de alimentos não perecíveis, que serão destinados a famílias em situação de vulnerabilidade por meio das entidades cadastradas no Banco de Alimentos da Prefeitura.
A concentração dos participantes começou às 8h no Espaço Afrânio Ferreira Júnior (antigo kartódromo), no Taquaral. A largada aconteceu às 9h, após as inscrições presenciais, que incluíam a doação de 2kg de alimentos como taxa simbólica. Muitos participantes optaram por fazer um pix na conta Campinas Bike Clube, que reverterá o valor arrecadado em mantimentos.
O trajeto, monitorado por agentes da Emdec, passou por importantes vias da cidade como as avenidas Dr. Heitor Penteado, Júlio Prestes, José de Souza Campos e Orosimbo Maia, com retorno pela ponte da rua Maria Monteiro, encerrando novamente na Orosimbo Maia, sentido Taquaral.
Esporte e solidariedade
O secretário de Esportes e Lazer, Fernando Vanin, ressaltou o papel integrador do evento. “O Passeio Ciclístico Pedal Solidário é o exemplo de atuação bem-sucedida. Atividade física aliada a solidariedade, significa saúde. Além disso, ainda contribui com famílias em situação de vulnerabilidade”, reforçou.
O advogado Anderson Gianetti, membro do Campinas Bike Clube, também comentou a importância do evento. “É a chance de estimular as pessoas a praticarem esporte com bicicleta, sem impacto. É dar visibilidade para parte da população que aprendeu a ter saúde pedalando e, ao mesmo tempo, mostrar caminhos para quem ainda não decidiu adotar uma vida mais saudável.”
Diversos grupos de pedal da cidade marcaram presença, reforçando o espírito coletivo da ação. O evento também uniu muitas famílias como os avós Jaime e Adriana, que levaram o neto Lucca de 7 anos. ” Estou muito feliz e animado em participar do Passeio Ciclístico”, disse Lucca. “É uma manhã diferente, que une saúde, solidariedade e sociabilidade”, definiu Adriana.
Maria Antônia Silva, de 64 anos, concluiu os 10km com disposição. “Pedalar me dá liberdade e saúde. Não importa a idade, o importante é conseguir participar”, acredita.
Já Mauro Elias, ciclista experiente, de 67 anos, foi enfático. “Pratico há anos e cada pedal é uma renovação. Eventos como esse são essenciais para incentivar mais pessoas a descobrir o seu lado esportivo.”
Ao final do passeio, os participantes foram contemplados com sorteios de brindes oferecidos por empresas parceiras, incluindo uma bicicleta aro 29. O prêmio sorteado teve Marco Paulo da Silva como vencedor.
A organização já iniciou os preparativos para a próxima edição.











