O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apresentou oscilação positiva na pesquisa eleitoral 2022 Ipec, encomendada pela Globo, divulgada na noite desta segunda-feira (26). Lula passou de 47% para 48% nas intenções de voto à presidência da república. O atual presidente Jair Bolsonaro (PL) permanece em estabilidade, com 31%. Ciro Gomes (PDT) caiu um ponto percentual e teve 6%, à frente de Simone Tebet (MDB), que segue com 5%.
A pesquisa para o 1º turno das eleições, que acontecem no próximo domingo (2), ouviu 3.008 pessoas entre os dias 25 e 26 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no TSE sob número BR-01640/2022.
Na pesquisa espontânea (não são apresentados candidatos aos entrevistados), Lula lidera com 47%; Bolsonaro tem 31%, Ciro Gomes 4% e Tebet 2%.
Levando em conta apenas os votos válidos (excluídos brancos e nulos), Lula, segundo o Ipec, tem 52%, mesmo percentual da pesquisa anterior, e Bolsonaro 34%, também repetindo o levantamento passado.
No que se refere à análise do governo de Jair Bolsonaro, a pesquisa Ipec (ex-Ibope) aponta que o presidente tem 47% de avaliações negativas (ruim ou péssimo) e 29% de avaliações positivas (ótimo ou bom). Os que consideram a gestão regular são 22%. Na comparação à pesquisa passada, a única mudança foi a avaliação de “ótimo e bom”, que caiu um ponto.
No cenário de 2º turno, mostra o o Ipec, Lula teria 54% dos votos, enquanto Bolsonaro receberia 35%.











