Nos dias atuais é bastante comum em partidas de futebol, diversas empresas de bets estampando anúncios publicitários. Isto não é por acaso, nos últimos 6 anos, houve um “boom” no número das pessoas que apostam no Brasil. Estudo recente aponta que apostar está cada vez mais presente no hábito dos brasileiros, bem como costumes interessantes relacionados ao torcedor brasileiro e suas apostas.
25% dos mais jovens já fizeram apostas online segundo estudo
De acordo com a pesquisa, “O Maior Raio-X do Torcedor”, 15% dos torcedores nacionais afirmam que já realizaram algum tipo de aposta esportiva online, pelo menos uma vez. Deste montante, o número maior de apostadores ficou concentrado na faixa etária dos mais novos e de gênero masculino.
O estudo, que foi realizado pela Quaest Consultoria e Pesquisa com a iniciativa da CNN e Rádio Itatiaia, revela que 25% dos entrevistados possuem entre 16 e 30 anos e afirmam já ter feito apostas. Em seguida, com a faixa etária de 31 a 50 anos, estão 16% dos apostadores que já fizeram apostas online. Ocupando um percentual menor, equivalente a 7%, está a faixa etária de torcedores com mais de 51 anos, que também já fizeram apostas esportivas.

Curiosamente, a pesquisa também aponta que as apostas são feitas por torcedores de variadas rendas, contudo, foi identificado que quem ganha mais, consequentemente aposta mais. Dos entrevistados, 13% dos que já apostaram alguma vez, recebem menos de 2 salários mínimos. Com renda entre 2 a 5 salários mínimos, estão 16% dos entrevistados. Para finalizar, 17% dos entrevistados possuem renda igual ou superior a 5 salários mínimos.
Maioria do público é favorável a patrocínio de bets no futebol brasileiro
A pesquisa apontou que o público feminino que alguma vez já apostou online, ocupa 9% dos torcedores. Já no público masculino, este número mais que duplica, equivalente a 22% do público torcedor. Fez parte do estudo também, a posição dos torcedores sobre o patrocínio das casas de bets no futebol brasileiro.
67% dos entrevistados de 16 a 30 anos, se posicionaram como favoráveis ao patrocínio destas empresas que oferecem jogos de cassino no Brasil e apostas esportivas.
Entre os que têm de 31 a 50 anos, esse percentual cai para 59% dos torcedores entrevistados que se mostram favoráveis a este tipo de parceria. Entre os mais velhos, torcedores com mais de 50 anos, o percentual cai para menos da metade, com 49% apenas. Mesmo com alguns escândalos envolvendo sites de apostas e esportes, a maioria (59%) assegura não ver problema com esse tipo de parceria.
Mais de 6 mil pessoas foram entrevistadas para fomentar pesquisa
A segunda edição do “Maior Raio-X do Torcedor”, revela também que o público alvo foi expandido. Ao todo, foram coletadas informações de 6.373 pessoas, sendo que com 5.023 aprofundadas com torcedores de 278 cidades. O estudo foi feito no dia 27 de abril e estendeu-se até o dia 1º de maio deste ano. Além disso, 714 jovens de 7 a 15 anos foram ouvidos. O método utilizado para colher as informações dos torcedores das equipes de futebol do país foi domiciliar (face-a-face), por meio de questionários estruturados.
A pesquisa conta com o percentual de 95% de confiabilidade e com a margem de erro estimada em 1,4%. Algo que chama atenção, é que esta segunda edição da pesquisa trouxe comparações relevantes inseridas no futebol brasileiro. A pesquisa “O Maior Raio-X do Torcedor” traz consigo a possibilidade de compreender melhor a diversidade do futebol nacional, juntando dados que mostram um pouco como o gosto do público torcedor brasileiro vem mudando nos últimos anos.











