Operação da Polícia Federal (PF) de Campinas, nesta sexta-feira (28), apreendeu em um haras de Indaiatuba dois cavalos avaliados no valor total de R$ 3 milhões. Ninguém foi preso. A ação desta sexta é um desdobramento da Operação Mafiusi e está sob coordenação da PF do Paraná.
Conforme a PF, os mandados de busca e apreensão foram cumpridos em um imóvel rural de Indaiatuba recentemente adquirido pelo principal operador financeiro da organização criminosa e pela liderança do grupo, e em um endereço em Santana de Parnaíba (SP), vinculado a um indivíduo identificado como um dos operadores do esquema de lavagem de dinheiro proveniente do tráfico internacional de drogas.

Foram determinadas medidas patrimoniais de sequestro de imóveis, bloqueio de bens e valores em contas bancárias e aplicações financeiras dos investigados, totalizando aproximadamente R$ 31,5 milhões.
A Operação Mafiusi foi deflagrada em 10 de dezembro de 2024. A operação de hoje decorre da análise do material apreendido na fase inicial da investigação.
Os levantamentos conduzidos pela Polícia Federal identificaram novas evidências de lavagem de dinheiro praticadas de forma sistemática pela liderança da organização criminosa e seu principal operador financeiro.
O esquema envolvia movimentações ilícitas por meio de contas de passagem, uso de dinheiro em espécie, empresas fictícias e a aquisição de bens de alto valor.
LEIA TAMBÉM:
Operação da PF entre Brasil e Itália mira rede internacional de narcotráfico: mandados em Campinas