A Polícia Federal cumpriu, nesta terça-feira (30), mandado de busca e apreensão na cidade de Amparo, no âmbito da operação nacional Leafdown, com o objetivo de proteger vítimas de abuso sexual infantil. O mandado de busca faz parte de ação nacional realizada por todas as unidades da Polícia Federal e é destinada ao combate do armazenamento e difusão de material de abuso sexual infantil.
O mandado cumprido na cidade de Amparo, expedido pela 1ª Vara Federal de Campinas, decorre de investigação iniciada em Campinas, no mês de abril deste ano, com base em dados analisados pelos policiais federais da própria unidade.
Durante o cumprimento foram apreendidos notebook, HD e aparelhos celulares, que passarão por exame pericial pelo Núcleo Técnico-Científico. O objetivo da investigação é verificar quem poderia estar utilizando a conexão na cidade de Amparo para compartilhar arquivos com conteúdo de abuso sexual infantil, além de manter armazenados arquivos, o que pode configurar os crimes previstos nos arts. 241-A e 241-B, do Estatuto da Criança e Adolescente, com penas somadas de até 10 (dez) anos de reclusão.
Cerca de 200 policiais federais cumpriram 40 mandados de busca e apreensão nos estados do Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo. No total foram realizadas 21 prisões em flagrante e uma vítima foi resgatada.
O nome da Operação Leafdown faz referência ao trabalho investigativo de derrubada de usuários que atuam em ambiente cibernético específico tanto para a aquisição de material de abuso sexual infanto-juvenil quanto para disponibilização desses tipos de arquivos para outros usuários/criminosos, inclusive em outros países.











