A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta terça-feira (26) a Operação Via Andina para desarticular organização criminosa voltada ao tráfico internacional de drogas. Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão e um de prisão preventiva, expedidos pela 1ª Vara Federal de Campinas, nas cidades de Indaiatuba e Itatiba.
Conforme o delegado chefe da PF de Campinas, Edson Geraldo de Souza, uma mulher foi presa em Itatiba e conduzida à Delegacia de PF em Campinas. Após audiência de custódia, será encaminhada ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça Federal.
As investigações tiveram início após a prisão em flagrante, em janeiro do ano passado, de três indivíduos na cidade de Jaú (SP), transportando 16 kg de maconha em suas bagagens. A droga era proveniente da Bolívia e tinha como destino a cidade de Americana.
Os investigados responderão, de acordo com suas condutas individualizadas, pelos crimes de tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico e falsidade documental, cujas penas somadas ultrapassam trinta anos de prisão.
O nome da operação diz respeito à rota percorrida pela droga até sua entrada no país e apreensão no interior do Estado.











